A ESQUECIDA FINAL DE 79 ENTRE CORINTHIANS X PONTE
A decisão que começou no domingo está sendo comparada com a épica final de 1977, jogo no qual o Corinthians conseguiu sair do jejum de 23 anos sem conquistas. Para muitos, um reencontro após 40 anos, mas na verdade, foi na final do Campeonato Paulista de 1979 que as equipes disputaram um título pela última vez.
Em fevereiro de 1980, foi decidido o campeão de 79, na terceira partida contra a Macaca, no Morumbi, o Corinthians repetia a atuação de 77 e se tornava campeão paulista mais uma vez, sob comando do ídolo alvinegro, Dr. Sócrates. Foi o 17º título paulista do Corinthians.
Na época, as vitórias valiam 2 pontos e quem marcasse 4 pontos primeiro, levava o título. O Timão venceu o primeiro jogo por 1×0 com gol de Palhinha. A segunda partida acabou em 0x0 e levou a decisão para o terceiro confronto. Com o Morumbi lotado, a fiel viu o Corinthians vencer a Ponte por 2×0 com gols de Dr. Sócrates e Palhinha.
Na semifinal, o Alvinegro venceu o rival Palmeiras, considerado a melhor equipe da competição. O primeiro jogo acabou em 1 a 1, já no segundo, o Corinthians venceu por 1 a 0, com gol de canela de Biro-Biro. Já a Ponte ganhou as duas partidas do rival Guarani por 2×1 e 1×0, respectivamente. Os artilheiros do time do Parque São Jorge foram Sócrates e Geraldão, com 10 gols cada.