A ESSÊNCIA DO PAPEL DO MENTOR E INVESTIDOR-ANJO EM UMA STARTUP
O fim do primeiro trimestre de 2014 se anunciava, e a agenda do celular mostrava que o primeiro compromisso da semana, naquela segunda, 31/03, era um café da manhã com o Vitor Torres, da startup curitibana Contabilizei, na Saint Germain da Padre Anchieta, uma tradicional padaria Curitibana praticamente na frente do co-working em que a Contabilizei e seus fundadores estavam instalados à época.
Esse era um compromisso particularmente prazeroso, já que o Vitor era um empreendedor diferenciado. Eu o havia conhecido atuando como conselheiro da Suppernova, aceleradora da qual ele também era fundador e que fez história em Curitiba. E me lembro como se fosse hoje quando, após uma reunião de mentoria às startups em aceleração, o Vitor me disse que queria trocar uma ideia comigo sobre uma startup muito especial que ele queria acelerar: uma tal de Contabilizei, que era especial, porque nessa ele era um dos fundadores.
O café da manhã tinha o objetivo de analisar projeções financeiras e de crescimento que o Vitor tinha em mente, para, quem sabe, começarmos a procurar possibilidades de investimento para a startup que começava a tracionar. Entre um café com leite e um pão na chapa, os números brotavam do MacBook iluminado pelo brilho no olhar do empreendedor que sabe o que quer e o que precisa fazer para lá chegar. Ao final da explicação do Vítor, me vi diante de um dilema: os números me pareciam subestimados para o potencial que a empresa apresentava. E como potencial investidor, isso poderia me permitir adquirir uma parcela muito maior da Contabilizei por um valor muito menor. Mas do outro lado, isso não me parecia correto... que espécie de mentor seria eu se não trouxesse ao Vitor uma reflexão a respeito do que ele estava enxergando para a Contabilizei naquele momento? E a pergunta que se seguiu à apresentação foi simples: “Vítor, até onde você acha que a Contabilizei pode chegar?”.
O resto é história... Quatro dias depois, no dia 04/04/2014, retornaríamos à mesma panificadora, na mesma mesa. Dessa vez, com projeções ousadas, com números audaciosos, que, agora sim, eram compatíveis com os sonhos e a capacidade daquele empreendedor extraordinário sentado à minha frente. A primeira coisa que fiz na saída desse encontro foi ligar para o Leonardo Jianoti, que viria a co-fundar a Curitiba Angels comigo. E, pouco menos de 90 dias depois, em 27/06, assinávamos o aporte na Contabilizei, que marcou a criação da Curitiba Angels, que àquela altura, era formada por mim, pelo Leo, e pelos amigos loucos que acreditaram na conversa dos dois malucos que chegaram com um papo diferente de investir em startup e resolveram embarcar naquela aventura.
Hoje, passados pouco mais de dois anos, o grupo evoluiu, novos aportes vieram, e aprendemos muito com nossos empreendedores (provavelmente, muito mais do que pudemos ensinar a eles). Muita coisa mudou, mas a essência que orientou a mim e ao Leo naquele primeiro momento, presente na pergunta que fiz ao Vitor na panificadora e que continua servindo como o amálgama nesse grupo de pessoas visionárias, continua intacta: a crença de que, muito mais do que buscar ganhar dinheiro (algo que, é claro, procuramos sem pudor), temos o objetivo de apoiar de forma honesta e justa todos os empreendedores que vierem a cruzar com a Curitiba Angels. Na nossa visão, o investimento-anjo é um instrumento de desenvolvimento do País, cuja principal virtude é possibilitar que empreendedores únicos possam acelerar o seu desenvolvimento. Se com isso, conseguirmos ganhar dinheiro, ótimo. Mas no final do dia, ver empresas como a Contabilizei realizarem todo o seu potencial e saber que, lá no comecinho, pudemos fazer alguma diferença, ainda que pequena, é o que nos dá, sempre, a maior recompensa.
Solutions Architect - Software Engineer - Camunda - JAVA Specialist - IBM Rational Specialist
8 aParabéns pela iniciativa e vontade, coisas assim é que fazem o futuro ser moldado, que venham mais histórias de sucesso. Pude conhecer a Contabilizei e ver o potencial e entusiasmo presentes lá.
Professora da área de Estilo e Imagem Pessoal, Moda.MBA em Visagismo. Consultora de Estilo e Imagem
8 aSempre lúcido ! Obrigada.
Find, Fund & Launch the [NEW] Future with JUPTER
8 aQue bacana Allan Costa a sua conta dessa historia de como voces Vitor T. Leonardo Jianoti Fábio Bacarin se juntaram para criar essa historia de sucesso que ainda tera muito mais pra contar! Fico honrado em ter conhecido voces nos momentos e lugares aonde iniciou tudo isso. Parabens e obrigado para tudo que voces fazem principalmente apoiando os empreendedores de impacto da regiao. Que Curitiba e o Brasil ganham tambem no jogo mundial de inovacao tecnologica!