Essa tal expectativa

Essa tal expectativa

Em torno de 14% de pessoas sem emprego no país e, levando-se em conta que um brasileiro tem conseguido se colocar após um ano e meio desempregado, é natural do ser humano criar expectativa quando surge uma luz no fim do túnel. Ainda mais se a empresa é admirada pelo candidato em si que, mesmo tendo fracassado outras três vezes, sai em nova tentativa com ar revigorado.

Eis que o candidato concorreu entre 200 outros profissionais e foi selecionado, entre 16, para realizar a prova de conhecimentos. Lá foi ele estudar para a tal prova, rever conceitos, enfim, se preparar. Depois dessa etapa, ficou feliz em ter vencido essa etapa e foi para a entrevista com o RH. Mais uma etapa de estudos, revendo seu perfil técnico e comportamental, rememorando suas batalhas e seus anos de experiência para relatar durante a conversa. E se saiu bem. Tão bem que ficou entre os 4 finalistas para a etapa com os gestores da área. Novamente dedicou mais um tempo para, mentalmente, se preparar para elencar seus atributos e desafios. Acreditou ter se saído bem. Ao final, ouviu do gestor o elogio de que era sorridente e irradiava uma boa energia. Seria isso um bom sinal?

No entanto, após três dias de, claro, expectativa (como não criá-la), eis que recebe um e-mail com o timbre da empresa com o informe de praxe de que outro profissional foi escolhido para a vaga e que continue acompanhando os processos e bla bla bla (aqueles de praxe). Estando praticamente um ano desempregado, o candidato desaba num choro que mescla decepção, tristeza, desolação. Afinal, era a empresa dos sonhos (só o tempo dirá se era mesmo ou apenas ilusão!).

O que é importante para o setor de RH, DP, Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos ou qualquer outro nome lindo que queiram dar: não vai custar muito para as empresas terem dado retorno e feedback aos 3 candidatos que não foram escolhidos para a vaga. Isso é EMPATIA se querem um exemplo prático de como colocar isso na vida de vocês. Coloque-se no lugar do candidato que chegou quase a ser selecionado e recebe esse robótico email? Para que vocês servirão no futuro se não for para dizer quais aspectos foram levados em consideração e por que o candidato não foi o escolhido. Assim ele se sentirá valorizado e não se sentindo o último ser humano do mundo mesmo estando entre os top four. #ficadica

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos