Esse tratamento entra na categoria de procedimentos minimamente invasivos para cura do câncer de mama em estágio I e II
Por: Letícia Watanabe e Lian Pessoa

Esse tratamento entra na categoria de procedimentos minimamente invasivos para cura do câncer de mama em estágio I e II

Crioablação, já ouviu falar sobre essa opção de tratamento contra o câncer?

Esse tratamento entra na categoria de procedimentos minimamente invasivos para cura do câncer de mama, através do congelamento de tumores benignos e malignos na fase inicial I e II.

Nos últimos 20 anos, estudiosos se debruçaram sobre este assunto e as conclusões mais recentes expuseram que a crioablação tem maior eficácia para congelar pequenos tumores sem recidiva que os demais tratamentos, quando é considerado uma opção.

A Crioterapia já é uma modalidade conhecida de técnicas e procedimentos terapêuticos, que utilizam da aplicação do frio extremo no local afetado, com o objetivo de tratar inflamações, minimizar sequelas e patologias corporais em determinadas circunstâncias.

Então, podemos dizer que a crioablação importada por nós de Israel, se inclui na modalidade crioterápica de forma extremamente revolucionária, fora do círculo de tratamentos estéticos, mas que de alguma forma também irá beneficiar o resultado cosmético final das mamas após o procedimento, se comparado aos tratamentos cirúrgicos tradicionais.

No início esse tipo de tratamento foi utilizado no Brasil para tratar câncer de pulmão e rim, e outra vertente da tecnologia mostrou ter um surpreendente potencial benéfico para alguns casos de arritmia cardíaca.

Ainda este ano o IceCure chegará no Brasil, sendo pioneiro neste novo formato, com a proposta de congelar tumores cancerígenos através de Nitrogênio Líquido, em temperaturas mínimas (abaixo de -170º), que será válido para câncer de mama, pulmões, rins, reto e ossos.

O procedimento é guiado por tomografia computadorizada e ultrassonografia, o médico especialista, após passar por um treinamento para utilizar o dispositivo, insere uma sonda ultra fina exclusiva no interior do tumor e o ciclo de congelamento destrói imediatamente as células cancerígenas, congelando-as até que virem uma bola de gelo, que será eventualmente descartada pelo próprio organismo.

Os ciclos de congelamento e descongelamento do dispositivo são rápidos e buscam minimizar o procedimento cirúrgico e otimizar a recuperação do paciente em pouco tempo, tendo apenas que retornar ao médico periodicamente para realizar os exames e se certificar que não há recidiva da doença.

Em muitos países, incluindo Estados Unidos, Japão e China, o IceCure já foi certificado e aprovado para comercialização, e os médicos estão utilizando essa inovação tecnológica principalmente para a saúde da mulher, nos casos de congelamento de tumores benignos (fibroadenomas) e malignos, preferencialmente menores que 1cm, únicos e sem metástases em linfonodos axilares.

Ainda hoje, um dos grandes problemas desta doença é a demora e a falta de acessibilidade para ultrapassar essa etapa da vida sem dor, de forma mais rápida e fácil.

Portanto, quando o tumor é descoberto ainda em sua fase inicial e permite a utilização do equipamento, a paciente recebe apenas uma anestesia local, sem necessidade de internação prévia ou posterior e pode retomar suas atividades rapidamente. Isso eleva os benefícios do IceCure para além da destruição do tumor através do congelamento por Nitrogênio Líquido, ele chega com a esperança de dar acessibilidade a tratamentos rápidos e menos desgastantes, tanto para os pacientes como para quem os acompanha.

O IceCure utiliza o sistema ProSense™ que unifica as tecnologias possibilitando personalizar cada ciclo de forma individual para as necessidades dos pacientes. Com ele os oncologistas afirmam conseguir alcançar resultados superiores e ainda oferecer melhor qualidade de atendimento.

Veja algumas vantagens do IceCure e do Sistema ProSense™:

Crioablação através de Nitrogênio Líquido

Clinicamente comprovado pela FDA (Food and Drug Administration);

Sem necessidade de cirurgia para tumores benignos ou malignos de até 1cm (mamas, rins, pulmões, reto e ósseos) 

Procedimento rápido

Anestesia local

Menor custo operacional

Mais acessível

Máximo resfriamento e eficácia

Excelente facilidade de uso

Indolor

Recuperação imediata do paciente

Alta satisfação de médicos e pacientes

O dispositivo está bem estabelecido, possui excelente eficácia e baixa taxa de recorrência do tumor, o mais interessante é que com isso os pacientes agradecem por poderem voltar imediatamente para suas atividades diárias.

Segundo a pesquisa feita pela Universidade Estadual de Maringá, chamada de: “Sentimentos compartilhados por acompanhantes de pacientes oncológicos hospedados em casas de apoio: um estudo fenomenológico”, um dos problemas enfrentados pela maioria dos pacientes, familiares e acompanhantes que lutam contra o câncer, é a sensação de atraso em realizar seus desejos, fazer metas e planos a longo prazo, portanto é preciso ter um tratamento rápido e eficaz que permita vencer o câncer com um processo e recuperação mais rápidos, pensando no bem de todos, inclusive de quem os acompanha.

Se o tumor for rapidamente diagnosticado e se enquadrar nos requisitos para o tratamento, poderá ser feito sem uma grande estrutura física hospitalar, até mesmo em uma clínica, em um curto período entre exames, procedimento e resultado.

Nos últimos anos tivemos um grande índice de pacientes com resultados positivos quando utilizado o IceCure em câncer no rim, dentre eles, 45 pequenos tumores renais de mais ou menos 4 cm foram tratados em 42 pacientes dentro de 1 ano. Obtivemos uma taxa de 93% livre de recorrência.

Já no Japan Independent Clinical Trial foram analisados 101 casos por pares médicos e o que eles salientaram foi que os pacientes tratados com crioablação, com apenas uma agulha, tiveram melhores resultados em comparação com os sistemas que utilizam gás argônio, que normalmente requer o uso de 2 - 3 agulhas para o tratamento de tumores do mesmo tamanho.

No Canal do Youtube do IceCure é possível assistir diversos depoimentos de médicos e pacientes que juntos conseguiram vencer o câncer.

Reforçamos que todas consultas e exames são necessários para um diagnóstico preciso, principalmente nos casos diagnosticados tardiamente, onde pode ser necessário utilizar os tratamentos mais conhecidos, como cirurgias conservadoras, mastectomias com reconstrução, quimioterapia e outros.

O que desejamos proporcionar é mais uma opção de tratamento para os possíveis casos no Brasil, e neste Outubro Rosa podemos ficar felizes com mais essa opção tecnológica de tratamento que em breve estará ao alcance para cuidar da nossa população.

Saiba mais sobre a crioablação e o seu dispositivo IceCure em nosso site - www.ktrmedical.com.br

Caitano Marcatto

CEO na EVO! - Plataforma Digital de Contratação e Gestão de Transporte de Veículos

2 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de KTR Medical

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos