Essencial | Mário Silva reclama 1,3 milhões a empresa de Isabel dos Santos
Bom dia. Estes são os destaques desta sexta-feira no ECO.
Em 2014, Isabel dos Santos tentou comprar a PT SGPS, tendo oferecido 1,2 mil milhões de euros. A operação estava a ser realizada através da Terra Peregrin, sociedade acabada de criar e onde Mário Leite da Silva tinha lugar na administração. A OPA viria a cair pouco tempo depois, assim como caiu o império da empresária angolana após rebentar o caso Luanda Leaks, em 2020. Agora, o antigo gestor de Isabel dos Santos colocou uma ação de 1,3 milhões contra a Terra Peregrin, onde tinha ascendido a vice-presidente.
O Governo já oficializou a atualização do subsídio de refeição na Função Pública, que sobe dos 4,77 euros para 5,20 euros por dia de trabalho. Esta subida terá efeitos a 1 de outubro, segundo a portaria publicada em Diário da República esta sexta-feira.
Os funcionários públicos deslocados podem trabalhar a partir dos espaços de teletrabalho no interior do país que fazem parte da rede nacional criada pelo Governo e que já conta com 89 municípios.
Recomendados pelo LinkedIn
Especialistas consideram que proposta do PSD é mais abrangente em questões económicas como o limite ao endividamento público e um regime com regras mais apertadas para supervisores.
Os temas da sustentabilidade serão aprofundados na nova versão do código de boas práticas. IPCG quer também aumentar o número de empresas aderentes, afirmam João Moreira Rato e Rui Pereira Dias.
Grau de cumprimento médio das recomendações do código de governo das sociedades estabilizou em 79%. Fiscalização das sociedades e nomeações entre áreas com menos acolhimento.