Esta é a Belo Horizonte, a capital do Hip Hop Nacional
Não tenho dúvidas, #BeloHorizonte é a capital do Hip Hop nacional! Podemos provar isso ao longo de nossa história e com muito orgulho celebrar durante os dias 12 a 18 de novembro de 2019. Quando realizamos a 5ª edição da Semana do Hip Hop de BH. E que teve o propósito demonstrar isso em cores, movimento, com música e descentralização prática.
Durante os sete dias de evento, foram realizadas várias ações descentralizadas com os objetivos de dar visibilidade aos elementos da cultura Hip Hop; fomentar os espaços culturais da cidade; evidenciar práticas coletivas na capital; e promover o engajamento artístico em políticas públicas culturais e colocar o Hip Hop como uma ferramenta transformadora para cidade.
A programação foi inaugurada com uma atividade de entrega do Título de Honra ao Mérito aos integrantes do Hip Hop de Belo Horizonte na Câmara Municipal de BH. Uma sessão solene organizada pelo legislativo municipal, e teve como propósito reconhecer e valorizar mais de 250 iniciativas e atores da cidade e da região metropolitana.
Ao longo da semana, a programação se desdobrou em ações ecléticas e buscou como foco o fortalecimento e descentralização. A ocupou estratégica de diversos espaços da cidade como: Pista de Skate do Barreiro, Casa do Hip Hop Taquaril, Centro de Referência da Juventude, Casa do Socialista, e os Centros Culturais: Usina, Urucuia, Venda Nova e Liberalino Alves de Oliveira, demonstra a presença ativa do movimento na cidade. Um pouco de número de ações para melhor entendermos, vamos lá: foram realizados cerca de 03 rodas de conversas sobre: a origem e conceito, comunicação comunitária, e gênero; além de 03 performances de Danças; 24 shows de RAP; 05 Discotecagens; e 01 produção de um mural 360m2 com a participação de 04 graffiteiros acompanhados por jovens.
Esta proposta faz parte do Circuito Municipal de Hip Hop que tem ações a serem realizadas até janeiro de 2020. E está previsto também um workshop e um seminário temático com a participação de agentes locais e de referências nacionais do Hip Hop.
Esta programação está sendo promovida em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A gestão e produção está sendo feita pela Associação Coletiva da Juventude e a Nação Hip Hop Brasil em parceria com diversos coletivos da cidade conectados ao Fórum do Hip Hop de Belo Horizonte.
Siga as redes: @semanahiphopbh e faça parte!
#belohorizonteacapitaldohiphop