Esta empresária catarinense faz R$ 100 milhões com uma farmácia de manipulação para pets
Quem é pai ou mãe de pet sabe a tormenta que é medicar o animal de estimação. Na hora vale de tudo: misturar o remédio na comida, disfarçar no brinquedo, quebrar em pedaços minúsculos para ver se o pet engole sem notar.
Quando a catarinense Renata Faria criou a Fórmula Animal, o plano era justamente resolver essa dificuldade. Farmacêutica de formação, Renata estava insatisfeita com o trabalho numa farmácia de manipulação e encontrou no mundo pet uma nova direção para a carreira.
Com o apoio do então namorado, Marcelo Piazera, hoje sócio, Renata pegou empréstimos e abriu a primeira unidade da Fórmula Animal em Jaraguá do Sul, no interior de Santa Catarina. O negócio faz manipulação de remédios para pets e já prepara o medicamento na medida exata, e em alimentos para facilitar a aceitação pelo animal.
Assim, o medicamento pode ter sabor de carne, picanha, frango, e o pet consome sem perceber.
Como a Fórmula Animal nasceu
No início, o projeto era algo "artesanal e familiar". Renata e a mãe faziam a manipulação dos medicamentos e testavam os produtos em casa, com os próprios pets, até conseguirem o ponto ideal.
“Eu colocava o remédio com sabor de carne para ver se o cachorro comia. Quando funcionava, já era uma vitória”, diz.
O negócio foi dando certo em Jaraguá do Sul e Marcelo Piazera entrou na operação com mais força para ajudar na expansão. A dupla foi desenvolvendo cada etapa, da criação dos produtos ao atendimento dos clientes.
“Logo que criamos o negócio, percebemos a quantidade de ligações pedindo orientações para abrir uma unidade", diz. "Resolvemos formatar o modelo de franquia, e já no primeiro ano vendemos dez lojas”.
Atualmente, a Fórmula Animal realiza cerca de 60.000 atendimentos mensais, incluindo medicamentos manipulados e produtos de higiene para pets.
Recomendados pelo LinkedIn
Com uma rede consolidada de 105 unidades e faturamento de 100 milhões de reais em 2024, a Fórmula Animal planeja um crescimento de 50% ao ano nos próximos cinco anos.
A meta é chegar a 150 unidades até 2030, com foco em cidades e regiões onde a rede ainda não está presente. A empresa também estuda a ampliação da linha Ser Natural e o lançamento de produtos voltados ao uso oral e à nutrição.
Texto: Daniel Giussani | Repórter na EXAME
Especialista de Marketing | Estratégias GTM (Go-to-Market) | Geração de demanda B2B | Marketing Digital
3 semImpressionante como esse mercado pet cresce absurdamente.
Gestora e Coordenadora de equipes de Criação e Desenvolvimento de Produto - Estilista
3 semA Formula Animal realmente faz um trabalho incrível para nossos pets.
Especialista em Gestão Empresarial®|Direção Executiva®| Turnauroud Manager®| Gestão de Operações®| Advisory Office Manager®| Executivo C-Level® | Mentor de Empresários®| Top Voice Community
3 semParabéns!
Consultora em Negócios Imobiliários | Corretora de Imóveis Lídia Santos
3 semAmei
Sócia Proprietária da DM. / Engenheira & Tecnóloga Civil. / Influenciadora Digital. / Marcas e Gestão & Marketing dos Negócios. / Digital Influencer. / Jornalista. / Instagram:@reginamesquita
3 sem😍 👍 👏