Estamos preparados para a era da Inteligência Artificial?
Semana passada tive a imensa satisfação de poder participar do AI Summit, maior evento sobre Inteligência Artificial do Brasil, realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Com o tema "Inteligência Artificial - Sua empresa está preparada?", o encontro contou com estudiosos, doutores e especialistas da área, os quais presentearam os participantes com conteúdo esclarecedor e provocador, ao mesmo tempo.
Apresentações fantásticas nos levaram a viajar no fascinante universo da inovação tecnológica, e, em especial provocaram reflexões profundas sobre como será o mundo que conhecemos, dentro de poucos anos. Me refiro a bem poucos anos mesmo.
Aquilo que parecia distante está cada vez mais próximo, e vai mudar a forma como vemos o mundo.
Uma coisa é inquestionável: para a Inteligência Artificial não temos como retroceder, apenas acompanhar e, na medida do possível, participar de uma gama de inovações, algumas nem tão perceptíveis e outras que nos tomarão de “surpresa”.
No meio jurídico, área de minha especialidade, os impactos serão igualmente significativos. Estudantes do direito, advogados, juízes e os demais operadores, direta ou indiretamente vinculados à prática legal, fazem parte da gama de profissionais que passarão a utilizar a tecnologia e a própria automação até mesmo para acessarem inúmeras informações (hoje custosas e morosas para serem compartilhadas), debates, negócios em curso e no próprio dia-a-dia (prazos; correspondentes; arbitragens; certificações; etc.).
Passaremos a ver o direito de mãos dadas à Inteligência Artificial.
Posso assegurar que os negócios jurídico-empresariais deverão se transformar. E, a dica é: ficar atento , buscar parcerias e conhecimento para ter acesso a dados relevantes e tendências tecnológicas que venham efetivamente contribuir nas decisões estratégicas dos negócios.
Continuarei a discorrer sobre temas correlatos, como forma de provocar a reflexão, buscar o debate e incentivar a troca de conhecimento.
Agradeço por sua leitura. Até a próxima.
Cristina Salvador
Sobre a autora - Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pós - Graduação em Mercado de Capitais (USP).
Especializada em Administração, com ênfase em blocos internacionais e Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Master em Global Management. (Empreendedorismo e Inovação) pela Escola de Negócios B.I.International. Escreve artigos nacionais e internacionais, é palestrante em inúmeros Seminários, no Brasil e no exterior, e ministra aulas em cursos de Pós - Graduação sobre Contratos Internacionais, Investimentos Estrangeiros no Brasil, Aspectos do Direito Societário e temas correlatos à gestão de escritórios de advocacia.
Hoje, dedica-se a pesquisas sobre o impacto da tecnologia associada à atuação do advogado, do próprio escritório de advocacia e ao sistema jurídico como um todo. Iniciando estudos em Direito Digital.
Fundadora da Techmail e InstitutoTechmail
4 aMuito bom, parabéns.
:. Um Otimizador Generalista
7 aDepois de nosso bate papo durante o AIAI Brasil na Amcham, não esperaria menos de seus artigos! Espetacular! Abs e nos vemos em breve!
Top Voice | Facilito o desenvolvimento da Marca Pessoal para Líderes com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | Open Talent
7 aOlá, Cristina, vem muita coisa por aí e empresas e indivíduos precisam estar constantemente atualizados para participar desse mundo novo ativamente!
Diretora Executiva na ABRACOM - Associação Brasileira das Agências de Comunicação | Doutoranda e Pesquisadora em Ciências da Comunicação e Consumo | Jornalista
7 aROGERIO GOES
Process Management and Improvement | Quality | Engineering Statistics | Six Sigma | Statistical Process Control
7 awww.nickbostrom.com