Estamos prontos para investir em terminais de consulta de preço?
Terminais de consulta guiam e conectam consumidores aos seus produtos, sendo essa uma forma que melhora a experiência do cliente e garante a satisfação deles em seu varejo.
Que o varejo está sempre em mudanças, todos já sabemos. Mas, sabemos também que as pessoas vivem em transformação e, que todas essas transformações estão vinculadas com a inovação tecnológica. Porém, é sempre importante pensarmos no novo varejo físico, precisamos fazer negócios realmente centrados nas pessoas.
Infelizmente, como consumidor, tenho certeza de que você já entrou em uma loja e não encontrou o preço do produto e dessa forma, teve que ficar alguns minutos procurando um vendedor para saber o valor da mercadoria. Isso ainda hoje é realidade em muitos pontos do varejo, o que é bastante prejudicial para a experiência de compra. Para que isso não se torne lesivo na hora da compra, os terminais de consultar preços entregam total autonomia, de forma fácil e simples, mudando completamente a fase da pesquisa de preço.
A tecnologia se torna cada vez mais pertencente nessa construção de novas lojas, seja como meio de ampliação da experiência do consumidor ou captura de dados para o varejista. Isso já é um fato, porém, é necessário entendermos algumas normas vertentes que abordam a segurança dos consumidores. Segundo o decreto nº 5.903, de setembro de 2006, os estabelecimentos devem oferecer um terminal de consulta disponível em uma distância de no máximo 15 metros de qualquer produto. Além disso, o local de instalação deve ser indicado por cartazes.
O consumidor desse "novo tempo" busca entender a origem dos produtos, suas funcionalidades e benefícios. Outro detalhe para ressaltarmos, é a importância de ter a certeza que o produto respeita também sua carteira. Nesse sentido, investir em uma ferramenta que consulta preços se torna uma decisão estratégica para modificar o ambiente, o fazendo mais funcional e agradável.
Recomendados pelo LinkedIn
Os terminais de consulta são equipamentos que tem como principal função informar o preço do produto ao usuário, através da leitura do código de barras por um scanner e podendo haver a leitura por diversas posições . Para funcionar o aparelho, ele tem que estar interligado ao sistema de gestão das mercadorias, além da conexão com a internet ou pelo cabeamento em toda loja. Para usá-los, basta posicionar o código de barras do produto em frente ao visor para que a leitura seja realizada. Dessa forma o preço é informado no visor do equipamento.
Como consumidores, somos cada vez mais criteriosos em nosso momento de compra. Como varejistas, precisamos estar sempre em busca de melhoria em nossas lojas. Embora a obrigatoriedade do aparelho, precisamos oferecer a facilidade, conforto e eficiência para os nossos clientes e quando se trata da informação de preços e formas de pagamentos, temos que ser claros, fazendo com que o consumidor confie e sinta-se seguro para finalizar a compra e retornar ao estabelecimento, sendo assim criando um ótimo ciclo de compra e um cliente fidelizado.
REFERÊNCIAS
Diretora na Rematec Tecnologia para Varejo
2 aAlém de ser um item importante e determinado por lei, nós da Rematec visamos melhorar ainda mais a experiência de compra oferecendo terminais de consulta que não só faz a leitura do preço como mostra informação adicional sobre o produto, a tela ainda pode mostrar promoções na loja, fazer propaganda e muito mais. Venham conhecer nossas soluções.
Analista administrativo
2 aMuito interessante saber sobre as normas de terminais de consulta