Estar comigo!
Estarmos connosco, nem sempre é tarefa fácil.
Cada um de nós, tem em si mesmo múltiplas facetas, ou modos de ser, ainda que apenas cultive ou desenvolva uma parte. Comummente apelidamos de Alter Ego, isto é, um outro eu. Neste outro eu, podemos expressar ou não, aspectos do nosso mundo interno que nem sempre estão em sintonia com o nosso eu mais social.
Se por um lado existem momentos de grande harmonia, em que a nossa própria companhia nos é agradável, existem por outro lado, momentos em que nos zangamos muito. Como se cá dentro, a bússola que nos orienta e permite um funcionamento harmonioso, tivesse perdido o magnetismo.
Estes dois “eus”, na grande maioria das vezes gostam das mesmas coisas; estão de acordo; não discutem; tem longos diálogos; concordam entre si, quando um quer ir para um lado, o outro acompanha; têm os mesmos amigos; vão juntos para todo o lado e está tudo bem.
No entanto... existem momentos em que esta harmonia teima em não acontecer. Zangam-se! Um “eu” aponta ao outro, os erros que não devia ter cometido; que fez coisas que não devia ter feito. O outro “eu” sente a dor da desarmonia, muitas vezes porque tem dificuldade em dizer a palavra mágica “NÃO” no momento certo.
Esta desarmonia interna gera dor e sofrimento. São momentos que, inevitavelmente acontecem a todos nós. Estar permanentemente na nossa companhia, com os nossos “eus” sem nunca nos separarmos, nem sempre é fácil. Contudo, esta é uma dualidade necessária e é saudável. Na grande maioria das vezes, é nestes momentos de desencontro dos nossos “eus”, das ideias, e através da reflexão sobre o que verdadeiramente nos faz sentido, que nos conduz ao crescimento pessoal e bem estar.
Estar na nossa companhia, é isto mesmo, divertimo-nos juntos, zangarmo-nos juntos, aceitarmo-nos com qualidades e defeitos!
Este pode ser um caminho de descoberta, mas nem sempre é fácil de percorrer.
A equipa da clinica do sentir está disponível para o auxiliar nesse percurso.
Cuide de si🍀