Estilos de liderança nas organizações
Gerir a equipe nunca foi uma tarefa fácil. Somos diferentes em nossas qualidades e defeitos, cada qual com sua personalidade, e organizar as pessoas no ambiente de trabalho para que produzam mais e se sintam satisfeitas é um desafio grande.
Precisamos algumas vezes caminhar por entre os estilos de liderança, e escolher as melhores alternativas de acordo com cada situação. Nem sempre um estilo necessita ser aplicado em sua totalidade.
Bem, vamos entender melhor sobre isso:
- Se o líder atua de maneira autocrática o tempo todo, dificilmente terá um time que vista a camisa por amor. As tarefas são cumpridas e normas obedecidas por medo. Este estilo de liderança, quando aplicado sozinho, ocasiona alta rotatividade na empresa, pois na primeira oportunidade, o colaborador pede desligamento.
- Se o líder for liberal, onde tudo pode e é aceito sem questionamentos, temos problemas no cumprimento de regras e atividades. Se uma equipe não tem quem a direciona, fica difícil atingir os objetivos propostos.
- O líder carismático é amigo de todos, camarada, mas em muitos momentos não passa credibilidade por ser “bonzinho” demais.
- A liderança democrática, onde existe gestão participativa é a melhor forma de organizar a equipe e atingir os objetivos. Quando estamos em sintonia com nossos colaboradores, conseguimos diagnosticar pontos de melhoria que muitas vezes só são vistos pelo operacional. Quando eu decido sozinho, tenho a responsabilidade total pelo erro, quando decido com os demais, utilizamos do erro para aprimorar o trabalho.
Como mencionei anteriormente, é possível caminhar por entre os estilos. Ora ser liberal, ora ser carismático, autoritário quando há necessidade de ordem, e saber equilibrar tudo isso é a chave para uma boa gestão da equipe.
É importante lembrar de alguns aspectos relacionados à gestão de pessoas:
- Ter empatia. Se coloque no lugar do outro e busque entender suas ações e seus motivos;
- Ninguém é igual, mesmo executando a mesma atividade. Somos frutos de nossas vivências e do que nos foi ensinado, por isso, é necessário ter paciência e permitir que cada indivíduo evolua no seu tempo;
- Seja transparente. O que devo cobrar da equipe é o que ensinei, transmiti e demonstrei. Muitas vezes quem não tem experiência, não sabe de todas as atribuições de um cargo. Cabe a você orienta-lo para que desenvolva o melhor trabalho possível.
- Seja justo. Cumpra suas promessas. Os líderes devem ser inspiração para os demais.
- Fale menos e aja mais. Convença pelo exemplo.