Estima-se 2,2 milhões de mortes nos EUA e 500 mil no Reino Unido se não forem adotadas medidas contra o CORONAVÍRUS
Conflitos de interesses: Não existe conflitos de interesse pelo autor.
Imperial College de Londres prevê 2,2 milhões de mortes nos EUA e 500 mil no Reino Unido se não forem adotadas medidas para conter velocidade de transmissão do #coronavírus.
Considerando esses números alarmantes, o relatório descreve uma previsão que o pico de contaminação ocorra de três a quatro meses.
O relatório detalha que, para o primeiro cenário (desaceleração do spread), a política ideal combinaria o isolamento dos casos, a quarentena e o distanciamento social daqueles com mais de 70 anos. Isso poderia reduzir o pico da demanda de assistência médica em dois terços e reduzir as mortes pela metade. No entanto, a epidemia provavelmente ainda resultaria em 250.000 mortes estimadas e, portanto, sobrecarregaria o sistema de saúde.
No segundo cenário, intervenções mais intensivas podem interromper a transmissão e reduzir o número de casos a níveis baixos. No entanto, uma vez que essas intervenções são relaxadas, prevê-se que o número de casos aumente.
Ressalto que o dados são em um cenário de países desenvolvidos e mesmo assim os números são alarmantes. Teremos impactos severos em níveis sociais e econômicos nos próximos meses o que torna o combate ao coronavírus responsabilidade de toda a sociedade.
Abaixo as medidas de ações não farmacológicas indicadas no artigo para diminuição da transmissão.
- "Isolamento domiciliar de casos - pelo qual aqueles com sintomas da doença (tosse e / ou febre) permanecem em casa por 7 dias após o início dos sintomas
- Quarentena doméstica - em que todos os membros da família com sintomas da doença permanecem em casa por 14 dias após o início dos sintomas
- Distanciamento social - uma política ampla que visa reduzir em três quartos os contatos gerais que as pessoas fazem fora da casa, escola ou local de trabalho.
- Distanciamento social daqueles com mais de 70 anos - quanto ao distanciamento social, mas apenas para aqueles com mais de 70 anos de idade e com maior risco de doença grave"
- Encerramento de escolas e universidades
Os dados aqui mencionados foram extraídos do Relatório 9: Impacto das intervenções não farmacêuticas (NPIs) para reduzir a mortalidade por COVID-19 e a demanda de assistência à saúde, do Imperial College e podem ser acessados por meio do link abaixo,