Estratégia para turbulência
A melhor maneira para passar por uma turbulência econômica é desenvolver uma estratégia focada no objetivo da sua empresa. Primeiramente deve-se conhecer a sua realidade. Faça uma análise completa, avaliando setores, processos e todos os stakeholders envolvidos na entrega do seu produto e/ou serviços. Esse mapeamento será primordial para o desenvolvimento da melhor estratégia que a empresa precisa seguir. Com o mapa de voo em mãos, defina o seu objetivo e inicie os trabalhos!
Caso o objetivo da empresa seja ampliar seu mercado de atuação direcione suas ações na força comercial. Para isso fortaleça o treinamento do setor de vendas e pós-vendas. Realize convenções de vendas, distribua prêmios entre os funcionários com melhores resultados, esteja presente em feiras e eventos do seu setor. A equipe bem treinada e estimulada irá prospectar com entusiasmo necessário para alcançar os objetivos.
Deseja o fortalecimento no mercado que já atua? Então busque a melhoria interna. Onde e como pode-se melhorar o seu atendimento devem estar na sua estratégia. Ouça os funcionários, veja quem e como pode ajudar nesse processo. Arrume a casa para focar na satisfação do seu cliente. Veja onde deve haver melhoria e como ela deve ser feita. Analise os seus processos e aprimore, determine datas para avaliações constantes e faça o seu cliente feliz.
Podemos concluir que no primeiro momento de turbulência deve-se afivelar os cintos, ou seja, centrar nos processos internos e em conjunto com a sua equipe desenvolver estratégias para prosseguir com o voo. Veja onde está sendo direcionado os seus recursos, negocie com os fornecedores e credores, busque melhores condições de pagamentos, desenvolva um R.O.I. interno e planeje todas as suas ações. Boa sorte na jornada, por que turbulências assustam, mas sempre acabam.