Estratégia vs Tática
Quem nunca ouviu a seguinte frase: “vamos fazer um planejamento estratégico" ou "precisamos agir de forma estratégica”? O termo estratégia é muito corriqueiro no mundo corporativo. Todavia, durante reuniões com colegas de trabalho ou mesmo ao prestar consultorias a clientes, percebi que este termo é comumente confundido com o conceito de tática.
De forma simples e objetiva, o conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando? Brincadeira à parte, estratégia, no ambiente empresarial, nada mais é do que uma proposta de ação macro com a intenção de alcançar um objetivo definido - simples assim.
Quando falamos em tática, estamos nos referimos ao método para alcançar um objetivo específico - ficou mais clara a diferença entre os dois? Para ilustrar o que eu quero dizer, vou contar uma passagem da minha vida de estudante.
Quando eu era mais jovem - não que eu seja muito velho agora rs- e estava buscando uma faculdade para cursar publicidade, o meu sonho era fazer um intercâmbio no Estados Unidos. Imagine que legal, obter um diploma internacional e de quebra a experiência em outro país - muito bom, não?
Para alcançar este meu sonho eu decidi pesquisar quais eram as universidades que tinham programa de intercâmbio e parceria com faculdades da terra do tio Sam - chegando em PUC, Mackenzie, Anhembi Morumbi, FGV, entre outras.
Na época, a faculdade que melhor se adequou aos meus parâmetros de escolha (localização, parcerias, investimento, possibilidade de bolsa, etc), foi a Anhembi Morumbi. Conclusão: fiz a minha matrícula na faculdade, comecei o curso e após dois, três, quatro anos estudando eu te pergunto: você fez o intercâmbio? Nem eu!
Infelizmente não bati minha meta financeira, e o então investimento para o intercâmbio se transformou em um carro alguns anos depois da formatura. É uma história triste, mas que hoje serve para ilustrar o conceito de estratégia e tática. Com base nessa relato, vamos identificar os elementos importantes.
Fazer um intercâmbio era o meu sonho e também o meu objetivo, isso está claro. Mas qual foi a estratégia e tática da história? Primeiro, eu precisava definir qual o melhor caminho para alcançar o objetivo. Com isso em mente, a minha estratégia foi determinar que para fazer o intercâmbio a melhor opção seria por meio de uma instituição de ensino que tivesse parcerias com faculdades dos EUA. Ok, identificamos a estratégia.
Muito bem, agora, qual foi a tática? Bom, se a estratégia foi adotar faculdades com parcerias, a tática foi escolher dentre as opções de mercado qual delas melhor atenderia aos meus parâmetros - no caso a Anhembi Morumbi.
Enquanto a estratégia está em um cenário macro (instituições com programas de intercâmbio), a tática atua no micro (Universidade Anhembi Morumbi - escolhida a dedo). Quando a gente tem estes conceitos bem definidos fica mais fácil construir um planejamento sólido e com objetivos claros.
Aposto que você também tem várias experiências como a minha. Faça este exercício de identificar as estratégias e táticas escondidas em cada decisão que você tomou para a sua carreira. Até o próximo artigo.
Sr. Líder de Produto & Marketing | Head of Marketing l Head of Product Marketing
7 aObrigado Emerson
Content Manager na Agência Oribá
7 aBoa, Rodrigo A.!
Sr. Líder de Produto & Marketing | Head of Marketing l Head of Product Marketing
7 aObrigado Ivair, ainda chego no seu nível um dia rs.
Estrategista de vida e negócios
7 aGostei, você está ficando cada vez melhor nas metáforas para explicar de forma simples, parabéns.