Naturalmente, as pessoas ficam ansiosas e estressadas em uma situação de busca de emprego. A incerteza, insegurança, falta de previsibilidade, enquanto as obrigações financeiras (e os boletos) não param de chegar, gera mesmo uma situação desconfortável. Conforme o tempo vai passando, vai piorando, vem a sensação de desesperança, frustração, incapacidade e tantos sentimentos e pensamentos negativos que podem dificultar ainda mais esse processo e piorar todo o contexto.
Bola de neve, né? Então, trouxe aqui algumas estratégias para lidar com o estresse nesse período, que podem te ajudar a manter o foco no que importa, afastar pensamentos e crenças disfuncionais e conseguir logo sair dessa situação chata de uma vez por todas!
- Estabeleça uma rotina: Mesmo sem a obrigação de ter que atender reuniões em determinado horário e etc., mantenha uma rotina diária que inclua tempo para busca de emprego, exercício físico, alimentação saudável e sono adequado. Ter uma rotina pode ajudar a reduzir a sensação de caos, que faz com que o momento seja mais difícil.
- Estabeleça metas realistas: Defina metas alcançáveis para sua busca de emprego, como enviar um número específico de currículos por dia ou fazer networking com um determinado número de pessoas por semana. Deixar esses processos, necessários para a recolocação profissional, correrem soltos, pode te deixar mais distante de conseguir seu novo emprego.
- Mantenha-se informado: Fique atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho, da sua área, as exigências das vagas e as habilidades em demanda. Isso pode ajudar a adaptar sua abordagem de busca, reinventar seu perfil, mexer no seu currículo sempre que necessário... enfim, isso te mantém competitivo.
- Exercite-se regularmente: A atividade física é uma maneira eficaz de reduzir o estresse. Faça caminhadas, corridas, ioga ou qualquer outra atividade que você goste, mas não deixe de se mexer.
- Pratique a respiração profunda e a meditação: Isso é muito difícil para mim, não sei desacelerar (aceito ajuda!), mas, se você é uma pessoa que consegue, use e abuse de técnicas de respiração profunda e meditação, elas podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.
- Converse com alguém: Compartilhe seus sentimentos e preocupações com amigos, familiares, terapeuta ou um consultor de carreira (oi!). Ter alguém com quem conversar pode aliviar a carga emocional e a pessoa pode te dar um ponto de vista diferente, novas perspectivas e isso pode te ajudar. Nada como ver de fora, né?
- Evite o isolamento: A busca de emprego pode ser solitária. Muitas pessoas sentem vergonha por estar passando por esse momento e acabam se isolando, mas não faça isso! Mantenha contato com sua rede profissional e pessoal, participe de grupos de apoio e eventos de networking para evitar o isolamento e acelerar seu processo de recolocação.
- Mantenha um pensamento positivo: Evite pensamentos negativos e autocríticos. Concentre-se em suas realizações bem-sucedidas nos empregos anteriores e habilidades que te destacam das demais pessoas. Tente recordar-se de feedbacks positivos que você tenha recebido, prêmios e elogios, e lembre-se de que a busca de emprego é um desafio temporário que logo vai passar!
- Estabeleça limites: Não se sobrecarregue trabalhando longas horas na busca de emprego, defina um horário de início e um horário de horário de fim para essa atividade. Reserve tempo para atividades de lazer e relaxamento. Se você se sobrecarregar com a busca por emprego e não reservar tempo para “desopilar”, não vai sair do lugar.
- Aprenda habilidades de enfrentamento: Receber uma resposta negativa em um processo seletivo, ou não ser aprovado para a etapa de entrevistas é natural. Tente não se prender a isso e desenvolva estratégias saudáveis para lidar com a rejeição e a frustração. Visualize seu sucesso futuro e mantenha a perseverança.
- Seja paciente: A busca de emprego pode levar tempo (o tempo médio é de 6 a 8 meses, então, não espere resultados muito antes disso). Esteja preparado para enfrentar rejeições e altos e baixos ao longo do caminho, de cabeça erguida e com o foco no resultado final.
- Busque ajuda profissional, se necessário: Se o estresse se tornar esmagador e afetar significativamente sua saúde mental, considere procurar a ajuda de um profissional de saúde mental que possa te apoiar nesse processo, diminuindo a pressão e estresse desse momento.
- Não caia em pressões externas: Você pode começar a receber pressão da sua própria família, para conseguir um emprego. Isso é natural, eles também ficam angustiados com a situação de incerteza, mas tente não cair nessa pressão, pois isso pode piorar seu estado de cobrança interna, que já existe. Converse com eles, apresente seu plano de recolocação, tudo o que está fazendo e peça compreensão e apoio. Eles precisam entender e, se não entenderem, isso é muito mais sobre eles do que sobre você (lembre-se disso sempre que sentir que está sucumbindo à pressão).
Lembrando que a busca de emprego pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Você pode estar em uma situação de falta de perspectiva agora, mas, quando conseguir algo realmente satisfatório, vai poder olhar para trás e ver que tudo isso não passou de simplesmente uma fase chata de transição que ficou no passado enterrado amém!
Manter uma atitude positiva e cuidar da sua saúde mental durante esse processo é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Se precisar de ajuda, já sabe, né?
Meu nome é Aline Gobbi, sou Psicóloga com especialização em Administração de Empresas e Recursos Humanos. Há mais de 14 anos atuo na liderança estratégica da área de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais e, mais recentemente, como Especialista de Carreira & Estrategista de LinkedIn, para pessoas que gostariam de experimentar novos ares no mercado de trabalho. Trago nesse newsletter, insights importantes sobre Carreira, Empreendedorismo, Networking, Liderança, RH e LinkedIn, para quem tem interesse em se desenvolver ou em se reposicionar no mercado de trabalho, assim como curiosidades para quem quer estar por dentro das tendências em RH.
Siga meu instagram @fala.comorh para mais conteúdos Carreira, Empreendedorismo, Networking, Liderança, LinkedIn, e demais assuntos de RH.