A estrutura de crenças

A real estrutura de crenças é organizada para se perpetuar e parecer que é difícil ou mesmo impossível mudá-la.

A crença é atrelada ao sistema motivacional, você é automaticamente e imediatamente empurrado na direção de reforçar esta crença.

A idéia do mecanismo motivacional é bem simples. Você é sempre motivado pelo mesmo mecanismo e se moverá na direção daquilo que vê, percebe ou define como mais prazeroso, e foge do que define ou percebe como sendo mais doloroso.

A chave aqui é o que você define, no que acredita ou que percebe como sendo prazeroso e doloroso.

Na crença negativa há uma ilusão de que não há saída e nem escolha, não pode ser mudada, tem que ser perpetuada pela sua natureza imutável.Isso cria um circulo vicioso através da certeza que não há mesmo saída. A pesar disso a mente superior está sempre mandando orientação para você voltar para seu eu natural.  Quando está em um estado iluminado, pode ver todas as escolhas, até mesmo as negativas, porque são escolhas iguais a partir da perspectiva da mente superior.

As ferramentas usadas para tirar sua atenção de outras possibilidades, são: projeção, rejeição de idéias ao não acreditar em nada que qualquer pessoa te diga quando eles podem na verdade estar tentando ajudar, e assim evitando toda a informação que seria para seu benefício.

Quando você reconhece que esta estrutura existe, faz valer à máxima “conhecimento é poder”.

Isto porque você torna transparente a estrutura de crenças e entende quais são os truques  e ganha uma nova perspectiva, e seu cérebro reconhece quão ilógica,sem sentido e ilusórias elas são.

O truque favorito da crença negativa é a recompensa. As crenças negativas vão utilizar reforços positivos para recompensá-lo por ter caído nas crenças negativas para que você só a reconheça como a única coisa a ser feita, é aqui onde o mecanismo motivacional é usado, é aqui que ele se atrela e aparentemente recompensa com resultados por você ter escolhido o caminho negativo. Faz com que você se sinta bem consigo mesmo e faz, também, te sentir seguro e protegido por ter escolhido o caminho “mais seguro”.

O grande medo é buscar a verdade e confirmar que sua crença não está certa, então “preferimos” ficar com uma ponta de dúvida do que correr riscos, ficando na zona de “conforto” de forma miserável. “Como você vai sobreviver tendo absoluta certeza de que é indigno de qualquer coisa na sua vida? Não pode ! Diz sua crença negativa.Então, fique ai e brinque com esta pequena dúvida que eu te dei, é mais seguro”.

Boa reflexão a todos!

José Antônio Rosa

Professor, treinador, consultor, produtor de conteúdo

8 a

Caro Luiz, boa reflexão! Abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos