Estudar a si mesmo!
E por que é tão difícil lidar com essa arte? Porquê pra cada um de nós existe o fator emocional próprio.
Quanto mais aprendemos a ciência da inteligência emocional, aumenta significativamente a forma que lidamos com determinadas situações, mas não quer dizer que seremos plenos sempre. O aspecto de lidar com as emoções é algo que muitas vezes sai do nosso controle e involuntariamente afloramos nossos sentimentos, que por serem tão poderosos, são capazes de "cegar" toda racionalidade que sabemos e aprendemos.
Mas não devemos nos punir por isso, somos humanos e temos defeitos, pois a todo momento estamos vulneráveis a fatos que põem a prova nossas emoções, logo, sentimos raiva, tristeza, alegria, euforia, gratidão, entusiasmo... o qual geram ações boas ou ruins.
A arte de estudar a si mesmo inclui em pensar antes de falar, trazer uma emoção antes de acontecer o fato, expelir sentimentos negativos, reconhecer os erros, mudar a frequência vibratória, além de buscar otimismo nas dificuldades.
E por isso não é tão fácil. Atribuímos o fato que profissionais da psicologia também consultam Psicólogos. Psiquiatras consultam com colegas e/ou Coach precisa de um profissional para auxiliar no processo.
O importante é buscar minimizar esses erros e maximizar os acertos. Sabemos que não existe ciência exata pra lidar com as emoções, o que sabemos é que fatos serão constantes e quanto mais praticarmos essa inteligência, tenderemos a SER pessoas melhores, pra FAZER o bem a nós mesmos e para o próximo, e TER uma vida boa.