Estudo comparativo Covid-19 a 14/Abr
A acompanhar diariamente a evolução relativa do número de casos confirmados de Covid-19, comparando Portugal com Itália, França, Espanha, Reino Unido e Suécia.
Os resultados de terça-feira, dia 14/Abr, são:
- mais 514 casos, num total de 17448, mais 3%;
- mais 32 óbitos, num total de 567, mais 6%;
- Factor de Crescimento FC = 1,5 ou seja, mais casos confirmados do que ontem (514/349).
Atingimos há quatro dias um novo máximo de novos casos confirmados, 1516, mas hoje foi obtido um valor relativamente baixo. Convém lembrar que muitos laboratórios estiveram fechados no fim de semana de Páscoa, será então de esperar um aumento de novos casos nos próximos dias, há medida que os resultados são apurados.
Mantemos um ciclo de 11 dias desde do máximo de novos óbitos, atingido a 3 de Abril.
Tirando novo máximo a 10 de abril, os números tem-se mostrado estáveis ou mesmo em ligeira queda.
Convém lembrar que muitos laboratórios estiveram fechados no fim de semana de Páscoa, será então de esperar um aumento de novos casos nos próximos dias, há medida que os resultados são apurados.
O máximo de óbitos diários foi a 3 de abril. Desde ai os valores tem-se mantido estáveis, com a média nos 32 nós últimos 7 dias.
Este número compara com um número médio de mortos em Portugal por dia de cerca de 300.
Comparando a evolução do número de casos confirmados nos passados 15 dias com o número de internados, de internados em UCI e de óbitos.
O número de internados em UCI tem-se mantido estável ou a diminuir praticamente desde 7 de Abril.
Qual é então a taxa de infectados por casos testados?
Tanto a dia 9 de abril, com um máximo de testes realizados, como a dia 13, com um mínimo, a taxa de infectados é de cerca de 10%.
Primeiro a Itália a dia 1 de Abril e depois a Espanha, a dia 5 de Abril, parecem já ter invertido a expansão de casos confirmados.
Todos os restantes países continuam a crescer, com destaque para a França com um aumento súbito a 3 de Abril, pois mudou a forma como tratava os números.
De destacar que Portugal está com aproximadamente o mesmo número de casos confirmados, nos últimos 15 dias, do que Itália e o Reino Unido.
O Factor de Crescimento, FC, é dado pelo rácio entre a número de casos novos num dia, sobre o número de casos novos no dia anterior. Interessa dizer que este valor é independente do tamanho da população de cada país.
Aqui pode parece que o nosso FC, apesar de continuar um crescimento exponencial, ie, FC > 1,0, tem vindo a diminuir de forma constante, assim como nos outros países da comparação, sendo que se tem mantido abaixo desses países.
Podemos observar que Espanha e Itália já baixaram dos 1,0, o que confirma que conseguiram inflectir a curva de total de casos confirmados. Que já não crescerá exponencial mas irá tender para um patamar.
Portugal irá com um atraso de cerca de 8 dias em relação a esse ponto.
A comparação de total de óbitos por milhão de habitantes, mostra que mesmo com o atraso que se verifica para o número de infectados, Portugal, mantém um número de óbitos bastante mais baixo do que os outros países.
O Reino Unido primeiro, e a Suécia depois, países com estratégias diferentes, e que tinha números igualmente baixos, tiveram recentemente um aumento significativo de mortalidade.
Portugal continua com uma taxa na ordem dos 3%, e tem um número de infectados por população semelhante aos restantes.
A Suécia, que teve uma taxa de letalidade baixa ao início, está agora com valores próximos dos restantes.
Será interessante vir a incluir países como a Irlanda e Noruega, que tem programas de vacinação de BCG semelhantes a Portugal, para aferir essa teoria, que de pode ser um factor protector.
Em Itália e Espanha já foram inflectidas as curvas de novos casos confirmados e de óbitos diários. Já em França, Reino unido e Suécia, a propagação e mortalidade continuam a crescer.
Analisando o número de novos casos por um lado, e o número de óbitos por outro, parece existir uma menor letalidade em Portugal, em relação a Itália e a Espanha, e mesmo de França e do Reino Unido. Há quem refira o programa de vacinação contra a tuberculose, ou BCG, que esteve activo até 2015/2017.
Continuo sem fazer previsões numéricas com base nos dados que temos até agora. Por falta de tempo e de vontade. Custa-me um bocadinho ir à gaveta buscar as cartas de Tarot, ♠️♥️♣️♦️.
Como nota final, apesar da forma de apresentar os resultados parecer optimista, quem está na linha da frente 👨🔬 conta histórias de muita luta e muito sofrimento 🤕. Por esse motivo, o objectivo de interpretar estes resultados é para que nos incentivem a redobrar os nossos esforços. 💪