Estudo Global: Formulário de Referência 2022
Hoje a firma onde trabalho realizou um Webinar para apresentar o 'Estudo Global Formulário de Referência 2022', que apresenta um panorama geral de informações macros e compiladas de 16 tópicos extraídos dos documentos das 300 empresas com maior volume de negociação diário de ações na B3 e acompanhadas pela MZ em uma Visão Geral, além de apresentar também as mesmas informações em uma visão para as empresas que fazem parte do IBOVESPA (hoje são 89) e para as empresas presentes no Índice Small Caps (que contabilizam 139 no total). Em todas as visões, as empresas foram separadas em 20 setores, que é como tratamos as empresas para as análises e tudo mais.
Para quem não está familiarizado com o documento, todo o ano, até o final de maio, as empresas de capital aberto precisam arquivar o documento chamado Formulário de Referência, que como o nome já diz, é um documento super completo e serve de... referência (olha a criatividade minha no uso do termo...) tamanha a quantidade de informações disponibilizadas sobre a companhia.
Por disponibilizar muitas informações (são 21 itens que compilam “só” 132 subitens), o documento tende a ser relativamente extenso e dá um certo trabalho tanto em sua elaboração quanto em seu preenchimento, uma vez que é preciso enviar as informações em software próprio da CVM. Mesmo assim, é um must read it se você quiser entender a companhia em todos os seus aspectos.
Dentre as várias informações que o Estudo traz com base nos documentos enviados à CVM pelas companhias, a que chama mais a atenção é a enorme disparidade entre os gêneros, tanto em relação aos cargos de CEOs e DRIs (Diretor de Relações com Investidores), quanto na alta administração das companhias de capital aberto, envolvendo os Conselhos de Administração e Fiscal e a Diretoria Executiva.
Dentre as 300 empresas analisadas, míseros 3% dos CEOs são do gênero feminino, enquanto na posição de DRI (Diretor de Relações com Investidores) apenas 10% dos cargos são ocupados por mulheres. São mais de 2.100 Conselheiros de Administração presentes nos documentos arquivados esse ano, mas com apenas 16% sendo mulheres...
Dá até vergonha de falar, mas como foi muito bem pontuado pelos participantes durante o evento (irei evitar spoilers, o replay do webinar e as visões do Estudo estão disponíveis aqui), há uma evolução (sendo sempre positivista aqui) em um processo que passa por questões culturais e que são mais demoradas para que se resolvam problemas assim, mas há várias iniciativas por parte das companhias para se mudar essa realidade. Vale lembrar que há algumas questões que deveriam ser implementadas “pra ontem já” mas algumas empresas ainda não o fazem, como foi muito bem pontuado hoje (manterei o segredo/suspense para gerar curiosidade... vai que... para saber só vendo o vídeo... :-) ).
Recomendados pelo LinkedIn
Enfim, o Estudo traz também informações sobre Auditores, Resultado Líquido, Distribuição de Dividendos, Participação em Sociedades, Projeções, Administração, Comitês, Relações Familiares, Planos de Remuneração baseados em Ações, Números de Empregados e índice de Rotatividade e programas de recompra vigentes em 2022, ou seja, é muita informação e foi um desafio conseguir entregar tudo isso em tão pouco tempo, uma vez que o prazo de entrega é final de maio e a maioria das empresas entregam no último dia...
Porém eu seria injusto se não dedicasse um pouco desse post para agradecer a todos que fizeram isso acontecer. Agradeço ao time de produtos/tecnologia da firma, representados aqui por Eliézer/Marcele (aparentemente o Élvio não tem linkedin...), pois sem a parte de tecnologia para a coleta dos dados isso não teria saído; agradeço demais ao time de operações da MZ, liderados e representados pelo Cássio Rufino e Mariana Barros; agradeço ao time de design, representado aqui pelo Alex, que sempre nos salva de última hora; agradeço ao time do Cast que manda excepcionalmente bem nos eventos, representados aqui pelo Pequeno Grande Audir e Guilherme; agradeço a Cleila pelo apoio com a Imprensa e painelistas... enfim, agradeço a toda a firma pela ajuda em todos os momentos/perrengues para a elaboração desse Estudo e seu webinar.
E, é claro, meus mais sinceros agradecimentos para a Equipe Estudos, composta por Carina, Janaina, Julia, Laryana, Laura, Natalia A., Natalia S. e Victor, pois ninguém faz nada sozinho e sem o apoio, dedicação e paciência de vocês com minha pessoa (e põe paciência nisso, pois já soy chato quando temos tempo, quando não temos consigo ficar ainda mais...), não teríamos conseguido fazer tudo isso em tão pouco tempo e sem deixar de entregar as demais demandas da Equipe e tudo mais. Muito obrigado mesmo! :-*
(o texto ficou tão extenso quanto um formulário de referência, mas não poderia deixar de agradecer, convenhamos...)
Marco Antônio Tomás da Equipe Estudos MZ