Estudo Jornada do Candidato 2023 – A experiência do candidato oculto!
Imagem: Canva

Estudo Jornada do Candidato 2023 – A experiência do candidato oculto!

Bem-vindo, bem-vinda a terceira edição da Jornada do Candidato – A experiência do candidato oculto, onde contratamos um profissional que está em busca de uma oportunidade para procurar de forma sistematizada um novo emprego e durante essa busca coletar os dados para essa pesquisa.

A experiência foi criada pela Beeable em 2021 e até aqui totalizamos, nos últimos 3 anos, 700 vagas aplicadas.

Uma constatação importante foi que, mesmo considerando toda a transformação digital desencadeada no período pandêmico em que vivemos, as coisas não avançaram muito e continuamos batalhando por um mercado mais humanizado e com processos mais respeitosos e melhor definidos.

Afinal, somente digitalizar um processo ruim só tornará uma experiência ruim para um número maior de candidatos.

Alguns pontos que notamos certa evolução, estão ligados à exposição das marcas empregadoras, como páginas de carreiras mais bem desenhadas e com informações sobre o dia a dia da empresa, vagas melhores descritas com os desafios apresentados de forma mais objetiva e simples e a disponibilização da informação de benefícios.

Outro ponto positivo foi o crescimento da solicitação de nome social e do pronome que a pessoa se identifica, abrindo um importante espaço para a inclusão, embora isso esteja presente em apenas 10% das vagas pesquisadas em 2023, já foi um avanço se comparado com os 4% de 2022.

O grande atrito na experiência do candidato continua sendo a quantidade de dados solicitados na inscrição, a quantidade de fases, a falta de visibilidade do andamento do processo e a falta de retorno após a conclusão da candidatura.

Se por um lado temos uma área de atração de talentos sobrecarregada com as demandas, por outro lado, temos os candidatos com expectativas de um processo menos robotizado.

É uma conta difícil de fechar, estamos há anos discutindo as mesmas questões.

Mudar esse cenário exige uma mudança de pensamento e cultura das organizações. Trocar o contratar mais rápido pelo contratar melhor.

Investir de fato na transformação das áreas de atração de talentos saindo da quantidade para a qualidade em seus processos.

Utilizando novas abordagens como o recruitment marketing e o CRM de talentos.

Iniciar a criação de hubs estratégicos de talentos ou invés de manter um banco de dados com milhares de candidatos esquecidos e sem retorno.

Dá trabalho, demanda investimento financeiro, tempo da equipe e principalmente, demanda uma vontade real de fazer diferente.

Vamos aos dados da pesquisa: Jornada do Candidato 2023 – A experiência do candidato oculto! 

Metodologia

Foram selecionadas 215 empresas do ranking das Melhores Empresas para se trabalhar, na qual analisamos a experiência oferecida por essas empresas para os candidatos. Foi considerado o ranking 2022 com os seguintes filtros:

Ano da pesquisa: 2022 Rankings: Nacional, São Paulo Interior, São Paulo Metropolitana, Barueri e região. 

O processo teve duração de 2 meses, de 01/03 à 01/05, e foram analisadas empresas que tinham vagas publicadas nesse período. No total foram 196 vagas aplicadas. 

Os critérios da metodologia podem ser analisados no link com a pesquisa completa que consta no final desse artigo. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Ebook - Jornada do candidato 2023

Critérios de avaliação

Foram considerados 5 critérios para avaliar a Jornada do Candidato: descritivo das vagas; inscrição; testes aplicados; diversidade e inclusão e retorno ao candidato. Os mesmos critérios das pesquisas anteriores (2021 e 2022) para efeito de comparação.

As principais descobertas da pesquisa em comparação com os anos anteriores:

1 - Descritivo das vagas

Algumas coisas parecem não mudar nunca: apenas 4% das empresas divulgaram o salário na vaga. 

A transparência e clareza das informações divulgadas nas páginas de carreira ou sites, tiveram evolução. As empresas estão apostando em mostrar o dia-a-dia real para os candidatos conhecerem melhor a organização, além de já informar os benefícios no próprio anúncio das vagas. 

2 - Inscrições 

Nos últimos 3 anos, a escolha por plataformas de ATS se manteve na média de 60% das empresas. 

Ocorreu um aumento significativo em sites próprios de 2021 para 2022 e em 2023 volta para ATS. Já a utilização da candidatura simplificada no Linkedin, manteve o mesmo patamar do ano anterior. O que realmente chama atenção é ainda ter empresas desse ranking utilizando e-mails para cadastro de vagas.

3 - Dados solicitados 

A grande causa do aumento de tempo para aplicação nas vagas e que, na maior parte do tempo, são dados que não serão utilizados para 99% dos candidatos, somente para o admitido na posição.

A consolidação do mercado na utilização dos ATS, levou consequentemente ao aumento de pedidos de documentação no momento do cadastro. Com a facilidade de obter os dados dos candidatos com as plataformas, percebemos que as empresas têm antecipado a solicitação de documentos necessários para admissão na fase de inscrição. 

4 - Modelo de trabalho 

33% das empresas ainda não informam o modelo de trabalho na descrição das vagas. 

A pesquisa apontou uma amostra significativa de empresas que ainda não informam nas descrições de vagas o modelo de trabalho, o que poderia, com esse pequeno ajuste facilitar a experiência do candidato.

O movimento de volta ao trabalho presencial pode ser confirmado nessa amostra, 45% das empresas informaram esse modelo de trabalho, seguido pela queda das oportunidades nos modelos híbridos e 100% no remoto.

5 - Testes 

Os testes culturais e comportamentais são 75% dos solicitados, reforçando o esforço das organizações em avaliar os softs skils.

A utilização de testes no momento de inscrição passou de 43% em 2022 para 45% em 2023. Houve uma redução na quantidade de testes solicitados, ficando a máxima entre 2 a 3 testes por vaga. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem do Ebook - Jornada do Candidato 2023


6 - Diversidade e inclusão 

O que não deveria ser perguntado nunca, a quantidade de filhos, continua existindo em 4% das empresas.

O aumento na utilização de ATS, pode também justificar o aumento dos pedidos de dados de diversidade, pois tivemos crescimento neles todos. A maioria das plataformas segue os critérios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A coleta dessas informações visa ajudar as empresas com ações afirmativas. Como ponto positivo em 2023, o questionamento sobre o pronome que a pessoa se identifica e nome social mostrou crescimento significativo, de 4% em 2022 para 10% em 2023. 

7 - Retorno aos candidatos

Infelizmente, a parte mais questionável de todas as pesquisas continuam sem evolução: 71% das vagas aplicadas ficaram sem respostas sobre o andamento do processo até 60 dias após o recebimento do primeiro e-mail.

Pode-se dizer que neste item, encontramos um ponto positivo na pesquisa. O e-mail de agradecimento da inscrição foi adotado por 96% das empresas, 3% maior que em 2022. 

No entanto, a experiência com a evolução da jornada, continua sendo o maior ponto de atenção. 

Alguns comentários do nosso candidato oculto!

"Foi um projeto incrível, imagina ganhar dinheiro para procurar emprego! Ao mesmo tempo, foi exaustivo, preencher as mesmas informações repetidas vezes por dia e, muitas vezes, na mesma plataforma, pois eram empresas diferentes. Deu vontade de desistir inúmeras vezes, toda vez que via uma lista de documentos que solicitavam na inscrição, queria nem aplicar para aquela empresa, segui em frente pelo projeto e a oportunidade. 

Em alguns momentos chega a ser revoltante, como pedir CNH se a vaga não era para motorista! E os tipos de perguntas feitas? Não sou de RH e não consigo entender porque pedem essas informações. Mas o pior de tudo é ficar sem retorno depois de mais de um mês que fiz a inscrição. Depois do e-mail agradecendo a candidatura, não recebi mais nenhum tipo de retorno. E muitas vagas ainda continuam abertas. Isso é desanimador! "

Todos os comentários e observações do nosso candidato oculto que continua oculto, pois ele ainda espera resposta de uma vaga real, estão na pesquisa completa.

Conclusão

Como afirmei, é uma conta difícil de fechar, já que ainda estamos discutindo as mesmas questões de 3 anos atrás.

Afinal, investir de fato na transformação das áreas de atração de talentos dá trabalho, demanda investimento financeiro, tempo da equipe e principalmente, demanda uma vontade real de fazer diferente.

A única forma de interromper o ciclo de experiências ruins enraizado nas corporações é contratando melhor, pensando nessa experiência desde o momento em que o candidato tem contato com sua marca empregadora até o dia que ele chega na área para trabalhar.

Esse cenário que encontramos em grandes empresas, todas no ranking das melhores empresas para se trabalhar é uma pequena amostra de cenário até positivo frente às outras milhares de empresas que não estão nem nesse patamar ainda.

Que esse material possa ajudar outras empresas a melhorar essa experiência para os candidatos. 

Espero ainda que a pesquisa tenha ajudado e para ler na íntegra, acesse a imagem abaixo: 

E se quiser saber como está a jornada da sua empresa, me dá um alô! 

Sobre a autora

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Foto: arquivo pessoal

Fernanda Capriotti - Sócia fundadora da Beeable, uma consultoria estratégica em atração de talentos.

"A área de Recursos Humanos é a mais importante de uma organização, portanto acreditamos que somente as pessoas podem transformar e mudar uma empresa".

Talitha Rampazo Batissaco

Recursos Humanos | DHO | Educação Corporativa | Gestão de Talentos | Gestão de Projetos | HCMBOK | Mãe do Filipe

10 m
Rodrigo de Sá

Psicólogo Clínico | @psirodrigosa

1 a

Resultados por vezes já esperados, mas que valem a pena serem ressaltados e lembrados. Por vezes nos perdemos no básico...

Camila Santos

Analista de R&S | Atração de Talentos | Experiência do Candidato| Recrutamento bilíngue

1 a

Esse estudo é maravilhoso e sempre necessário, triste ver que a evolução está acontecendo devagar (como boa ansiosa que sou, achei que já teria mudado de 2022 para 2023 rs). Mas fico feliz em ver que as mudanças já começaram, mesmo que engatinhando, principalmente no quesito D&I. Parabéns pelo estudo, Fernanda Capriotti ! 👏🏽👏🏽

Simone Teixeira de Oliveira

Gerente de Talent Acquisition e Responsabilidade Social

1 a

Fê, obrigada por conduzir uma pesquisa tão importante! Gostei muito!! Renata Lera Vieira, Telma Raquel, Letícia d'Avila, Fernanda Passarin, Irineu Silva, Katia Lembi

Davi Bufalo

Talent Acquisition e Talent Management|Employer Branding|Diversity & Inclusion|Tech|Human Resources|Business Partner|HR Transformation

1 a

Conteúdo super relevante Fernanda Capriotti. Ja solicitei pra baixar e vou agendar uma roda de conversas sobre isso com o time. Parabéns pelo trabalho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Capriotti

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos