Etapas de um projeto arquitetônico
Hoje vou falar um pouquinho das etapas de um projeto arquitetônico, mas devemos lembrar que cada escritório possui a sua própria metodologia e que ela também vária de acordo com o perfil do cliente, ta bom?
Antes de entrarmos nas etapas de um projeto, o cliente precisa escolher qual é o profissional que melhor atende as suas necessidades. Se você não sabe como fazer isso, dê uma olhadinha no post "Como contratar o arquiteto?".
Agora vamos para as etapas de um projeto arquitetônico:
-
1ª Etapa – Plano de ação.
O plano de ação é o primeiro encontro do arquiteto com o cliente, oportunidade em que o mesmo irá expor as suas necessidades e desejos. Juntos eles irão definir diretrizes básicas para começar o projeto, como por exemplo, tempo máximo de execução, número de usuários, padrão de acabamento e o tipo de serviço que o arquiteto irá fornecer.
-
2ª Etapa – Visita ao local, medição e fotos.
A segunda etapa é quando ocorre a visita na área onde o projeto será executado. Normalmente a medição é feita e fotos são tiradas para auxiliar na execução da próxima fase.
-
3ª Etapa – Estudo preliminar
O estudo preliminar é a etapa em que os desejos e necessidades do cliente começam a ser colocados no papel, como por exemplo, definindo acessos, fluxograma e disposição dos cômodos. Geralmente a sua apresentação ocorre com desenhos esquemáticos para que o cliente possa ver se o arquiteto conseguiu solucionar o seu problema.
-
4ª Etapa – Anteprojeto
É nesta fase que os materiais e revestimentos são escolhidos e normalmente representados por perspectivas tridimensionais.
-
5ª Etapa – Projeto legal
É neste momento que o projeto legal é encaminhado à Prefeitura ou aos órgãos competentes para aprovação. Porém, nem toda proposta arquitetônica passa por esta etapa, já que, geralmente somente aqueles que alteram a área construída precisam do consentimento público.
-
6ª Etapa – Coordenação de projetos complementares
Nesta etapa é onde ocorre a compatibilização de todos os projetos, como por exemplo, estrutural, elétrico, hidráulico e/ou ar condicionado. Essa etapa é essencial para que se evite erros e desperdícios na obra.
-
7ª Etapa – Projeto Executivo
É no projeto executivo que todos os detalhes construtivos são desenhados e os orçamentos são feitos. Alguns escritórios fazem orçamentos básicos incluídos no valor do projeto e outros cobram à parte por entregar orçamentos detalhados.
-
8ª Etapa – Obra.
Agora que todo o projeto esta desenhado, detalhado e orçado é hora de começar a obra.
-
9ª Etapa – Decoração.
Alguns projetos só terminam depois que a decoração do mesmo esta concluída. Essa é a cereja do bolo, em que as necessidades e desejos do cliente se tornam realidade.
Não se esqueçam que essas etapas variam de projeto para projeto e de escritório para escritório. Este artigo te ajudou? Ficou alguma dúvida? Deixe abaixo o seu comentário com dicas, sugestões e críticas para que eu possa continuar compartilhando informação.
Gabrielle Coimbra
Arquiteta e Urbanista , Pós Graduada em Gerenciamento do Projetos
Revisado por Maria Luiza Rietra, Advogada.