Eu desisto

Eu desisto

O título é pesado, certo? Mas não significa algo ruim, muito pelo contrário. Durante grande parte da minha jornada, ela foi baseada em um incansável foco na vida profissional. O termo workaholic nunca foi tão vivenciado e compreendido. É lindo, romantizado, mas a famosa preocupação em ser eficiente, multi tarefas e extremamente disponível, colapsou.

Isso significa que devemos parar de sermos dedicados, focados e excelentes profissionais? Claro que não! É exatamente para entender que existe momento e tempo para tudo, que seremos mais eficientes. Entender e mentalizar que você tentando ser 200% a todo momento e se cobrando que quando não está pelo menos 110%, tem uma taxa de juros caríssima. O seu corpo cobra, ele anseia por descansos regulares e quando faz esse tipo de coisa, o stress que ocasiona em várias regiões, pode te levar a sequelas irreversíveis.

O termo workaholic nunca foi tão vivenciado e compreendido

Se você é daquele tipo de pessoas que sempre que alguém vai te fazer refletir, te citar exemplos, te prestar conselhos baseados em experiências próprias ou conhecidas e você sempre rebate falando que faz isso pela sua família, eu tenho uma notícia um pouco chocante. A sua família não pode lhe ter pra sempre, mas você nunca percebeu que você é finito e está cada vez mais se distanciando de uma longevidade fazendo isso?

Você faz tudo isso por sua família, mas esquece que se fosse ter longos 60 anos com eles, você conseguiu reduzir para 30 - Sendo otimista - e enquanto fazia tudo isso pela família, não existiam tempos de qualidade, tão pouco sua total atenção para viver tudo aquilo. E eu sei que é duro, mas quando você finalmente foi descansar depois de anos e anos de luta intensa - com sorte você se aposenta, sem a sorte, você morre mesmo - você simplesmente tem sequelas que lhe proporcionam momentos de atenção e cuidado. Aquela família que você tanto prometeu que iria viver com ela, agora tem o trabalho de cuidar de você. Não porque é o ciclo normal, mas porque você agora não consegue cuidar de si mesmo.

Eu desisto, eu desisto. Não, eu não vou desistir da vida, nem de mim, eu vou desistir de não respeitar-me, respeitar a quem eu amo e se você for o mais extremista de todos, respeitar a instituição que defende e seus clientes. Desistir de tudo que lhe faz super mal, que lhe sobrecarrega é deverás importante. Afinal de contas, se mesmo depois disso, você ainda não entendeu, eu quero lhe ajudar. Pense comigo, se você não descansar, não se desligar, não tiver os momentos com a família, as risadas, os momentos com amigos, como você acha que ficará no trabalho? Justamente, você irá cada vez render menos e menos e menos. Você vai deixar um monte de gente na mão, achando que está ajudando a todos, então aprenda a desistir também. É saudável e não tem nenhum problema em desistir de coisas ruins e que tanto te afetam como a quem está ao seu redor.

Você faz tudo isso por sua família, mas esquece que se fosse ter longos 60 anos com eles, você conseguiu reduzir para 30 - Sendo otimista - e enquanto fazia tudo isso pela família, não existiam tempos de qualidade, tão pouco sua total atenção para viver tudo aquilo

Concluindo, a gente precisa saber se amar mais, amar quem nos ama e respeitar quem precisamos servir. Até as máquinas precisam de descanso, por que você acha que é o super herói incansável e que nunca vai ser prejudicado por ritmo intenso pra sempre? No seu imaginário, a vida pode até parecer um conto de fadas que todos vivem felizes para sempre, mas a gente precisa aprender a respeitar nossas dores e admitir que tem hora pra rir e tem hora pra chorar e tá tudo bem. Nós somos felizes não com a ausência da tristeza, frustração, falhas, etc, nós somos felizes porque aprendemos a entender que tudo isso é normal, que acontecem e que mesmo assim, a gente segue a vida, a gente evolui e se respeita, a gente tem gente para amar e para ser amado, isso nutre cada pontinha de felicidade.

Foi por tudo isso que eu decidi desistir

Matheus Mafra

Impulsiono a comunicação do seu negócio | CEO

6 m

Conteúdo valioso, Filipe. Parabéns

Erica Reis

Gestão e Análise de Projetos de TI - PMO | Scrum Master | Agile Master SaFe/ CSCM

11 m

Em todo "Eu Desisto" tem uma etapa posterior, denominada "Eu tento até conseguir" ,só assim é possível equilibrar as frustrações. É como eu te disse, faz muito bem e é saudável que de 5 em 5 anos você gerencie suas expectativas em um novo ciclo e se ele não caminhar conforme esperado mude de ciclo. Quanto maior o tempo em um ciclo espiral, mais jogamos fora a chance de um ciclo em linhas. O "Eu desisto" pode ser substituído por "Eu vou recomeçar".Não tenha medo e a sua vida, ela é curta e todo ônus e bônus de suas escolhas é você quem arca.Aproveite bem o intervalo ajudando quem quer ser ajudado, integrando com quem quer ser integrado, sendo reconhecido e sendo útil, tudo isso de forma honesta e com comprometimento que tu tens. O presidente fica 4 anos em seu mandado. A copa é de 4 em 4.anos. O técnico da seleção sempre muda. Em uma escola tem eleições pra mudar diretoria a cada X tempo. Os gandulas (que realizam a atividade mais fácil da partida), esses até preferem nunca mudar. A inovação e o caminho para melhoria contínua de quem sabe onde está e onde quer chegar.

Top demais realmente precisamos estar presentes de mente e corpo nos momentos que importam.

Maria Claudia Sobral

Analista de Custos e Licitação - Serviços

11 m

Tema muito importante!! Onrigada pelo conteudo que aempre é agregador e faz refletir!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Filipe Arruda

  • Meu Orgulho Infotec Brasil: A Inovação que Nos Conecta ao Futuro e Redefine o Presente

    Meu Orgulho Infotec Brasil: A Inovação que Nos Conecta ao Futuro e Redefine o Presente

    Top em 3 categorias Estamos em uma era onde a transformação digital não é apenas um diferencial competitivo, mas uma…

    2 comentários
  • 3 anos de casamento - Bodas de Trigo

    3 anos de casamento - Bodas de Trigo

    Eu sou apaixonado por registrar os Marcos e Conquistas, traçar objetivos e metas, ter foco. Todo ano, eu olho para a…

    4 comentários
  • Minha Europa no Brasil

    Minha Europa no Brasil

    “A ideia era ir para a Europa, dar uma oportunidade melhor pra minha família.” Trabalhei durante 4 anos na segunda…

    38 comentários
  • A Plena Mudança

    A Plena Mudança

    Dois meses atrás eu via um post aqui sobre " mudança". Era uma mudança de área, falando sobre críticas que a pessoa…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos