Eu preciso ter LinkedIn?
Me fazem com frequência esta pergunta. Não sou especialista em LinkedIn, na verdade tenho utilizado a ferramenta de modo efetivo há pouco mais de um ano. Mas sendo super interessada em relacionamento humano, especialmente no que se refere ao campo profissional, tenho certeza de que o LinkedIn é a melhor tecnologia para conhecer empresas, organizações, grupos, pessoas e oportunidades diversas relacionadas ao mundo do trabalho.
Engana-se quem pensa que LinkedIn é só para procurar emprego ou divulgar vagas. Funcionário, empreendedor, autônomo, empresário, voluntário, executivo... É no LinkedIn que podemos nos apresentar contando um pouco da nossa história, o que estudamos, sabemos, fizemos e fazemos profissionalmente. Assim, conforme os interesses atuais e futuros, vamos construindo conexões que podem facilitar a caminhada.
Na minha visão o principal ganho em utilizar essa ferramenta é ampliar network de modo estratégico, e ter uma forte e consistente rede de relacionamento evidencia que a pessoa se importa com a vida profissional, independente da natureza do seu trabalho.
Importante: Não basta ter uma boa foto de perfil e preencher as seções de informações. Tem que acessar diariamente, ver as publicações e interagir com sua rede – curtir, comentar, compartilhar as postagens que lhe chamaram a atenção. Quem tem habilidade de escrever, aproveite para criar conteúdo da sua área de conhecimento. Outro ponto fundamental é fazer recomendações de competências das pessoas que você conhece e pedir que lhe façam recomendações escritas. A ideia é: quanto mais ajudo mais sou ajudado.
Eu sou geração X, portanto, meus clientes normalmente são mais novos, mesmo assim percebo que boa parte deles está entendendo há pouco tempo a importância de ter um belo perfil nesta que é a maior rede de conexões profissional do mundo.
Cada fase que passamos amplia o repertório de conhecimentos e vivências. Precisamos abrir a mente, olhar em todas as direções possíveis e jamais negligenciar o potencial humano.
Elenice Brusque
Especialista em Carreira
Letters (Language/Literature) at Federal University of Parana, Brazil
5 aHi Elenice, I know much less than you about Linkedin; in fact, I know nothing. I could see you understand much more than the majority of people I have talked about it. Your article is interesting, and I assume that many people will be more interested in Linkedin after reading it, and for sure you will be able to help a lot of us.