Eu sei o que é Consciência Organizacional!

Eu sei o que é Consciência Organizacional!

O clima de uma organização pode ser visto, ouvido e sentido por nosso corpo. Por esse motivo é muito fácil aliar produtividade e clima organizacional. Os tipos de clima variam de acordo com a cultura, as expectativas e os perfis de cada empresa. 

A consciência organizacional é um passo a mais na escala do desenvolvimento humano. Pessoas com a capacidade de perceber as variações climáticas de uma organização, conseguem transitar com maior facilidade e eficácia entre seus colaboradores. 

Empresas que adotam boas oportunidades de crescimento profissional, criam estratégias para valorizar sua equipe, e implementam ações nos planos de cargos e salários, são as mais cotadas para se trabalhar. Para estas empresas existe um grande equilíbrio entre as habilidades, competências e propósitos do colaborador. O desalinhamento dessas características cria um abismo entre realização pessoal e sucesso. 

Já as empresas de nível médio, quase sempre adotam um perfil de engajamento através da execução de tarefas, e focam na realização dos planos e objetivos da empresa. Neste modelo, muito menos atrativo para o desenvolvimento humano, o colaborador é considerado a partir da quantidade de tarefas que executa com qualidade. Atrela a perspectiva de crescimento ao gerenciamento de processos repetitivos e cansativos. 

As empresas de clima ruim, com uma imagem negativa, se caracterizam pela falta de “feedbacks” e excesso de cobranças. Também são encontrados fatores como desorganização hierárquica, falta de visão e planejamento futuro. Esse ambiente, por concentrar desentendimentos e desequilíbrios de gestão, impõe ao colaborador um clima pesado, cheio de desafios, e alta quantidade de desvios de resultados, causando retrabalho e acúmulo de responsabilidades. 

A consciência organizacional possibilita a tomada de decisões mais estratégicas, com foco nas verdadeiras necessidades da empresa e de seus colaboradores. Os gestores, por sua vez, devem estar preparados para captar, administrar, transformar, ou impactar o clima interno, gerando evidências nos resultados de suas ações.  

Um gestor que tem equilíbrio nos quatro pilares da inteligência socioemocional, ou seja, conhece seus limites físicos, suas capacidades cognitivas, se relaciona bem, e mantém seus valores e princípios em situações adversas, tem maior possibilidade de sucesso. O importante é saber qual pilar está defasado, e nutrir da forma correta. Por onde você vai começar seu processo? 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos