Eu sou mais produtivo com 2 filhos do que solteiro
Segunda-feira, 19 de agosto de 2024, 7:47 a.m.
Na cozinha, enquanto minha filha bagunça tudo aqui na minha frente e meu filho grita “mamãe” há 10 minutos, mesmo a mamãe estando do lado dele.
Quando você é pai suas horas de fazer o que quer reduzem drasticamente e, por mais impossível que me parecesse, a produtividade aumenta de uma forma inimaginável.
O que explica eu hoje ter menos tempo que antes e fazer muito mais coisas?
Durante o ano de 2022 eu fui muito, mas muito produtivo mesmo. Foi o ano em que meu filho nasceu (e ele nasceu em janeiro), e eu estava conseguindo fazer tudo o que queria: academia, leitura, oração, estudos, trabalho, tudo estava melhor que nunca.
Mas aí começou 2023 e, de repente, meu tempo desapareceu. Estressado, puto com a vida, sem nem conseguir ver meu filho direito, comecei a me perguntar: cacete, o que estou fazendo de errado?
Essa pergunta fatídica me levou a toda a mudança profissional que não canso de me contar (descoberta do one-person business, blá blá blá…), mas ainda mais importante que isso, me fez entender uma outra coisa muito importante sobre a vida:
💡 Você não precisa de mais tempo, precisa de menos ocupações.
A questão para mim era bem simples: para voltar a estudar eu precisava parar de fazer reunião; para voltar para a academia eu precisava voltar a dormir cedo; só que para dormir cedo eu precisava parar de marcar mentorias à noite… Eu ficaria horas aqui só descrevendo tudo o que eu precisava retirar da minha vida para voltar a ser produtivo. E é aí que entra a questão:
💡 Produtividade não é fazer mais, é descobrir quais são as poucas coisa que você deveria estar fazendo e conseguir abandonar todo o resto.
Isso parece simples, mas não é. Vou ser honesto contigo: uma das coisas que mais tomam meu tempo é o WhatsApp. Eu posso tranquilamente passar 4, 5 horas por dia só ali e não terminar de responder todo mundo que tenho que responder. Experimente parar de responder todo mundo para ver o que acontece… não é tão simples. E esse é só um de tantos exemplos que eu poderia dar aqui. Proteger seu tempo e diminuir seus compromissos não é fácil. Você vai se sentir culpado, vai ficar com medo de perder compromissos, de ganhar menos dinheiro, de não ter amigos…
Mas não há escolha: Deus me deu 2 filhos para cuidar (pelo menos por enquanto), eu preciso de algum tempo para cuidar deles, e esse tempo vai ser tirado de outra coisa; eu não vou conseguir fazer tudo o que quero se não começar a colocar limites no meu próprio desejo desordenado; e eu nunca vou conseguir dar atenção às pessoas que amo se passar a vida dando atenção a quem não deveria.
A real que eu queria te passar aqui é bem simples: o que te torna produtivo não é uma nova técnica ou um novo curso, mas uma simples rejeição a tudo que não deveria estar na sua vida. E você vai demorar alguns meses ou anos para conseguir retirar toda essa tralha. Minha dica é: comece hoje.
Comece retirando a primeira coisa que você sabe que não deveria estar aí. Não tenha pressa, apenas dê o primeiro passo.
Aos poucos você vai perceber que não te falta tempo, te faltam apenas limites.
E é nos limites que você vai encontrar a liberdade que tanto busca.
Te vejo amanhã.
AMDG
Elton