Euforia com dinheiro é um problema

Euforia com dinheiro é um problema

Estou no mercado financeiro desde 2003, momento que estava na faculdade, caminhando rumo ao meu primeiro estágio e decidi adquirir a minha primeira ação, e  diga-se de passagem foi um fiasco.

Bem, algo que aprendi ao longo desses anos é que euforia com dinheiro não combinam, e infelizmente nesse momento que as pessoas deveriam ficar mais atentas e cautelosas, elas ficam mais corajosas e destemidas. Como resultado, vemos prejuízos, pequenos, grandes e imensos.

Enquanto escrevo esse artigo a bolsa de valores brasileira ultrapassa os 130 mil pontos numa retomada recorde frente a crise que tivemos devido a Covid-19 em 2020, período esse que a nossa bolsa ficou menor que 70 mil pontos. Claro que à medida que a incerteza se esvai e o mercado e a economia começam a caminhar novamente, vemos a bolsa apurando esse reflexo, retornando assim seus preços a patamares normais, ou não tão normais assim.

O ponto é que por mais que nossa incerteza é menor do que em 2020, ainda temos muitos pontos que podem acabar com nossa euforia, como por exemplo inflação acelerada, eleições se aproximando, inflação americana caminhando a passos largos pressionando o FED por juros maiores, e o impacto nos cofres públicos para que possamos retomar a nossa agenda produtiva do país, visto que fomos um país que gastou muito no período pandêmico sem ter saúde financeira para isso, o que acarretará naturalmente num aumento de impostos, o que mina ainda mais o lucro das empresas (pois alguém deverá pagar essa conta).

Além disso, temos ainda a vacinação que caminha, mas não no ritmo que precisamos, o que naturalmente prejudica muitos setores que dependem de livre acesso de pessoas para voltarem a tona. Vale ressaltar que o problema das vacinas é global, e poucos países conseguiram criar um cronograma ágil suficiente para retomarem suas atividades de forma mais estruturada.

Bem, voltando a falar da bolsa, por mais que ainda temos muitos setores que ainda não evoluíram num ritmo forte, e que podem contribuir bastante para que o índice cresça ainda mais, tais coo varejo, construção, viagens e lazer, temos que desconfiar sempre de tudo o que lemos quando a pauta for otimista demais, e digo isso pois somente na data de hoje li artigos e entrevistas afirmando que nossa bolsa bate ainda nesse ano, 140.000, 145.000 e até 150.000 pontos. E claro que pode chegar, mas....

Mas, fique atento, diversifique sua carteira, considere produtos menos arrojados em sua carteira também, tenha produtos atrelados a inflação, e se for caminhar em uma carteira de ações diversifique em setores defensivos e não só naqueles que prometem excelentes ganhos.

Lembre-se, euforia demais, perigo à vista.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos