Evangelismo Tecnológico.
Para que uma inovação tecnológica possa ser amplamente adotada e operar em pleno funcionamento é fundamental que o ‘Ecossistema’ no qual ela está inserida ofereça todo o suporte necessário. Chamamos de Ecossistema Tecnológico o conjunto de profissionais, conhecimentos, serviços, instituições, máquinas, equipamentos, insumos, matérias-primas, fontes de energia e infraestrutura exigidos por uma determinada inovação tecnológica.Diante do cenário apresentado, o desafio do Evangelista Tecnológico é mudar o padrão de consumo dos potenciais clientes. Antes que possa parecer estranho ou cause qualquer desconforto religioso, a palavra “evangelismo” vem da palavra grega “euangelizomai”, cuja definição é literalmente “levar boas-novas.”
O evangelista irá disseminar as novidades e descobertas sobre a inovação tecnológica em eventos, palestras, congressos, conferências, redes sociais, blogs, grupos de discussão e para a impressa especializada.Quanto mais inovadora e disruptiva for a tecnologia que você está propondo ao mercado, mais evidentes serão as restrições impostas pelo ecossistema, se este ainda não estiver preparado.
Quem ocupa este posto fica responsável por avisar empresas fornecedoras e clientes sobre as tendências tecnológicas que trarão impacto daqui a dois ou três anos.Com isto, seu trabalho está muito mais baseado na pesquisa sobre novidades e no convencimento de seus interlocutores do que o aprimoramento de habilidades técnicas.Muito embora estas atribuições ainda estejam dentre os core priorities (e provavelmente sempre estarão) da posição, elas estão lado a lado com outras atividades importantes e super empolgantes para quem gosta da área técnica. São elas:
Participação ativa em projetos de clientes;
Estudos de casos e desenho de arquiteturas de referência;
Entrega de workshops em clientes;
Tempo para estudo e improvement dos skills técnicos (com incentivo para certificações);
Mentoria em projetos de migração e desenvolvimento de novas soluções (aqui mais específico para Azure);
Mentoria para startups;
Melhorias em soluções já existentes;
Este é o principal desafio do evangelista: demonstrar para o público-alvo porque essa inovação tecnológica é tão importante. Lembre-se que, no momento que uma inovação é proposta, existe algum produto tradicional, consolidado no mercado, e sua inovação substitui uma tecnologia mais antiga, porém bem estabelecida. O evangelista deve promover a conexão entre a inovação e a realidade do público-alvo.Nesse momento, eu espero que você tenha notado que eu estou evangelizando sobre o evangelismo tecnológico. Para que essa estratégia seja ainda mais relevante para sua empresa.Já é o começo.