Evitando Processos e Sobrevivência na era Digital - 1º Profissão E-commerce
Olá pessoal, tudo bem?
Publiquei no início da semana o primeiro texto sobre o evento 1º Evento Profissão E-commerce, realizado pelo Alexandre Nogueira, Alex Moro, Gilmar Theobald e Márcio Eugênio, onde falei sobre contratar para crescer e vendas multicanal. Segue o link para quem ainda não leu: https://bit.ly/2D2t6tT
Hoje vamos falar um pouco de sobrevivência na era digital e como evitar processos em seu e-commerce.
Sobre a Sobrevivência na Era digital, assisti a palestra do Alfredo da Vtex, que abordou esse tema.
Atualmente, conforme fontes da E-commerce Brasil, estima-se que nos EUA 56% das compras realizadas em uma loja física tiveram início com uma consulta em um e-commerce, ou seja, nos dias atuais o cliente já chega na loja física praticamente para ver o produto e concluir a sua compra (levando o mesmo na hora). Cada vez o consumidor está mais OmniConsumidor (cliente que não diferencia canais, e que deseja compra satisfatória em qualquer canal) e nós vendedores precisamos conseguir:
- Expor a nossa marca ao consumidor
- Despertar os interesses dele para que ele comece a pensar em você
- Ter preço competitivo, garantia, política de troca bem definida e avaliações.
Com tudo isso, é bem possível que o cliente compre na sua marca, porém, não pense que terminou aqui, a jornada ainda está longe do fim. O que você utiliza para reter o cliente? Já pensou nisso? Você cria estratégias de retenção assertivas? É mais barato e rentável para a sua empresa reter clientes do que sempre ficar conquistando novos.
Para você conseguir conquistar novos e reter os seus clientes, faça segmentações assertivas, potencialize as campanhas que funcionam e desligue o que não está funcionando. Sempre acompanhe os indicadores de campanha. É importante também criar estratégias, definindo as suas campanhas e o público alvo que você quer atingir.
Outro ponto importante é atrair e segmentar clientes mais próximo em seu local, não tente querer abraçar o Brasil todo, próximo ao seu local você pode ter um preço e uma entrega mais satisfatória para o e-consumidor. Crie valores para a sua marca, para dar credibilidade a ela invista em atendimento e pós venda. Pense sempre que o cliente vai comprar onde ele se sentir melhor e mais confiante, independente se a compra for na loja física ou na internet e com um preço justo (não o menor preço, pois nem sempre o menor preço ganha). Lembre-se sempre também de retenção, e realizar pós venda com os consumidores.
Para finalizar essa parte, um dado importante conforme fontes do Google, de 2016 para 2017 a busca por “loja perto de mim” cresceu 440% contra 430% que pesquisou entrega rápida. Além disso, 76% das pessoas que fazem uma busca de local, visitam a loja no mesmo dia. Então pense em montar um excelente atendimento, ter uma entrega rápida com troca fácil. Além disso, tenha opções de retirada em loja ou lockers.
Mudando um pouco o rumo, vamos falar sobre evitar processos em seu negócio, foi uma palestra ministrada pelo Dr. Carlos Cezar, advogado especialista em Direito Digital no e-commerce e marketplaces.
Vou listar abaixo os casos mais recorrentes no comércio eletrônico:
1 – Atraso de entrega
2 – Produto não recebido
3 – Produto com defeito
4 – Ausência de informações
5 – Falta de respeito e qualidade no atendimento
Acredito que todos nós como consumidores já passamos por algum desses problemas, eles são comuns e acontecem todos os dias. Mas como evitar ou como minimizar esses problemas? Uma dica para ajudar a minimizar todos é o diálogo. Se antecipar e deixar o cliente sempre a par de tudo o que está acontecendo com o pedido dele.
Além disso, construa processos em sua empresa que crie uma agilidade na solução de casos como produto com defeito por exemplo. Não fiquei no gerúndio, estamos verificando e etc. Já resolva o problema para o cliente no primeiro contato, se não der para resolver aquele caso de imediato já passe um prazo para a solução.
O principal é você ser sempre transparente e informar o cliente tudo o que está ocorrendo, para ele ter confiança em seu negócio e não ir para as partes judiciais, pois isso pode causar um grande prejuízo e desgaste para o seu negócio e a sua marca. Então atente-se, respeite o seu cliente e tenha uma qualidade no atendimento. Trate o seu consumidor com o devido respeito e não deixe dúvidas em aberto, tenha uma ótima relação comercial e sempre solucione tudo o mais breve possível, com certeza você irá minimizar todos os problemas e possíveis problemas futuros. Caso mesmo assim não tenha uma solução, tente um acordo com o seu cliente, a conciliação é sempre o melhor caminho para as partes.
Pessoal, espero nesses 2 textos ter contribuído com um pouco do que aprendi no evento.
Abraços