Evite ficar de cama por causa das pragas urbanas

Evite ficar de cama por causa das pragas urbanas

Investir em saúde não é apenas pagar academia, ter plano de saúde e ir no médico fazer checkup mas também cuidar para o seu ambiente, seja ele residencial, empresarial, comercial ou industrial contra as pragas urbanas. O principal problema dos insetos e demais animais nocivos é que eles transmitem doenças que podem levar até à morte.

Confira abaixo algumas doenças e seus transmissores:

1) Dengue - Aedes aegypti - Mosquito

A dengue é uma doença bem comum no Brasil e a sua transmissão aumenta nos períodos de verão, que são caracterizados por tempos quentes e úmidos. Por ano há mais de 159 mil casos no país, o que justifica uma campanha em massa do Ministério da Saúde logo no início de cada novo ano. 

A doença necessita de tratamento com urgência e pode gerar complicações como hemorragia intensa e choque hemorrágico. Alguns sintomas da enfermidade são: dor no corpo, febre alta, fadiga, mal-estar, calafrio, manchas vermelhas pelo corpo e náuseas. O Aedes aegypti, mosquito preto com listras brancas, é o causador da doença. 

2) Hepatite A - Blatella germanica - Baratas

A Hepatite A não é tão frequente quanto a dengue, mas são necessários cuidados imediatos com essa doença transmitida pelos mosquitos. Ela pode ser contraída por meio de alimentos contaminados por pragas urbanas como as baratas. Ter este inseto no ambiente, além de fazer mal a saúde, também proporciona desconforto.

A hepatite A é uma infecção no fígado que provoca os seguintes sintomas: dor no corpo, problemas como diarreia, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, mal-estar, pele e olhos amarelados. 

3) Leptospirose - Rattus norvegicus - Ratazanas

Essa enfermidade aumenta consideravelmente em períodos de enchentes. Isso porque a urina do rato se mistura com a água suja da chuva, contaminando-a. Por isso é essencial manter-se afastado dessa água ou, se não for possível, desinfectar o corpo e objetos posteriormente.

Necessita de atendimento médico rápido e os sintomas da doença são: dor no corpo (músculos e articulações), diarreia, náusea e vômito, calafrio, fadiga, febre intensa, dor de cabeça e na garganta, olhos vermelhos e tosse.

4) Disenteria - Paratrechina longicornis - Formiga louca

A doença é uma inflamação no intestino provocada por bactéria ou ameba. A disenteria é muito comum no Brasil e possui mais de 150 mil casos por ano no país. Além da formiga, outros insetos podem provocar a doença, como as baratas! É essencial deixar o ambiente longe de qualquer inseto ou animal nocivo!

A disenteria possui os seguintes sintomas: dor no abdômen, diarreia, indigestão, náusea ou vômitos, gases, sangue nas fezes. Pode ocorrer também desidratação, febre e mal-estar, além de emagrecimento e cólicas.

5) Criptococose - Columba livia - Pombos

A conhecida Doença do Pombo não é muito comum mas pode até matar. Portanto é essencial evitar contato com essas aves, além de ficar longe de seus ambientes sujos. Você consegue percebê-lo rapidamente após verificar que existem vários excrementos brancos pelo chão.

A criptococose é uma doença que possui os seguintes sintomas: febre, fraqueza, dor no peito, nuca rígida, dor de cabeça, náusea e vômito, confusão mental e problemas de vista, entre outros. 

Viu como as pragas urbanas são mais perigosas do que você imaginava?

Entre em contato com uma das unidades da UNIPRAG pelo Brasil e garanta serviços de controle de pragas que proporcionem segurança para o seu ambiente, seja ele residencial, comercial ou industrial! Agende a visita dos nossos técnicos e solicite um orçamento para evitar que qualquer tipo de doença chegue perto de você, dos seus familiares e colaboradores!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos