Evite o Caos: Como gerenciar os diversos planos de sua empresa?
Os executivos das empresas enfrentam dificuldades de gerenciar as diversas demandas internas (planos) geradas pelo corpo gerencial, das diferentes áreas de suas empresas. Essas demandas, por vezes, podem ser contraditórias entre as áreas, como por exemplo: a produção deseja expandir sua capacidade de produção e a área financeira deseja a contenção de despesas/investimentos. Esses fatos acabam por gerar conflitos entre os gestores das áreas, tendo impactos nos resultados (desempenho) da empresa.
Obviamente, esse é um problema (as dificuldades) que, normalmente, não é de fácil solução, pois envolve uma serie de variáveis, sendo estas sócio, técnicas e financeiras. Por vezes, se imagina que se deve ter um Super-Executivo, que tenha capacidade de visualizar as diversas alternativas de solução e com o seu poder mágico, equacione todo o problema. Infelizmente, na maioria das vezes, não temos esse homem superpoderoso e seus mágicos poderes.
No entanto, defendemos que há uma técnica estruturada (www.adamasgb.com), que permite que os Executivos, com poderes normais, possam enfrentar esse problema e desenvolver uma solução negociada e compartilhada entre os seus diversos gestores (diretores/gerentes). Essa técnica é denominada de Gestão de Vendas e Operações (Sales and Operation Planning – S&OP) e já foi testada em muitas empresas com sucesso.
O S&OP pode ser definido como: é um processo integrado de gestão empresarial através do qual o executivo/equipe de liderança, continuamente, realiza o alinhamento de foco, e a sincronização entre todas as funções da organização.
Entre os principais objetivos do S&OP temos: suportar o planejamento estratégico do negócio; garantir que os planos sejam realísticos; gerenciar as mudanças de forma eficaz; gerenciar os estoques de produtos; gerenciar a carteira de pedidos; avaliar o desempenho e desenvolver o trabalho em equipe.
Em linhas gerais, a Gestão de Vendas e Operações é constituída por cinco etapas, de forma cíclica, sendo: revisão de novos eventos; revisão de demanda; revisão de suprimentos; reconciliação integrada e, finalmente, a revisão executiva.
Aqueles que já praticam o S&OP tem destacado que entre os principais benefícios, além da redução das incertezas e retrabalhos, tem sido a sincronização dos processos e a redução de conflitos pela falta de comunicação, pois cada departamento possui a informação sobre a parte que lhe compete (e os planos foram acordados), para que todos alcancem um resultado integrado.
Ressalte-se, que não se trata do trabalho de um homem só, mas de ações coordenadas entre os diversos gestores, sob a batuta de seu principal executivo. Essa é a razão pela qual o S&OP tem sido a solução para se evitar o caos e, consequentemente, a melhoria do desempenho organizacional, na busca da competitividade.