Evolução da Logística
A evolução da logística é marcada por dois fatores que surgiram fortemente ao longo destes anos. O crescimento do comércio internacional e das novas tecnologias.
Estas duas áreas foram renovadas com a passagem do tempo. As mudanças mais proeminentes nas últimas décadas são descritas abaixo:
Após a Segunda Guerra Mundial surgiu o interesse no campo da logística, quando em 1945, França começou a relacionar a logística militar com a produção industrial. O termo logístico industrial é estabelecido a partir do conhecimento do fornecimento técnico de material contemplando a importância que poderia ter na redução dos custos de produção.
No entanto, naquele momento o termo logístico estava enfocado no alcance da distribuição das mercadorias. Havia uma visão global do provisionamento para o destino final.
A etapa seguinte, nos anos 50 foi o desempenho da logística para melhorar a qualidade e o tempo de entrega. Já na década de 60, algumas empresas começaram a se especializar em logística. Outros subcontrataram os serviços de especialistas para reduzir custos.
Nos anos 70, no rescaldo da crise do petróleo, os custos de transporte, inventário e manipulação de material aumentou. Como resultado, a logística passou de uma simples distribuição para um processo integrado, tendo em conta tanto o provisionamento quanto a manipulação interna de materiais dentro da empresa. Daqui nasce um novo conceito, o "Just in time".
Este conceito visa proporcionar a quantidade adequada no momento e no tempo exato. Deste modo, se reduz mais ainda os custos uma vez que somente se entrega a quantidade de produto necessária.
Na década de 80 e principalmente nos anos 90 se estabelece o modelo de logística integrada. Esta mudança é possível devido a avanços como o intercâmbio de informações, a consideração do cliente como parte essencial do conceito de logística, a melhoria das relações com os fornecedores, o surgimento de empresas líderes e alianças estratégicas.
Hoje, este conceito evolui ainda mais, integrando cada uma das partes da rede logística. Se considera como um processo que incorpora toda a organização. Visa antecipar os requisitos dos clientes, gerir os recursos necessários para assegurar a distribuição dos bens e serviços até chegar ao cliente final.