A evolução dos dispositivos móveis e a sua influência em nossas vidas

A evolução dos dispositivos móveis e a sua influência em nossas vidas

Podemos afirmar que a tecnologia móvel está muito presente em nossas vidas e a tendência é sempre aumentar, mas o que seria a tecnologia móvel? Tecnologia móvel é todo e qualquer dispositivo ou sistema portátil que pode ser feito uso de todas suas funções mesmo quando está sendo movido. Neste presente artigo será tratado o quando e como os dispositivos móveis chegaram e tornaram-se tão comuns em um curto período de tempo. A cada dia que passa aumenta o número de pessoas interessadas em mobilidade, devido ao fácil acesso às informações em qualquer hora e em qualquer lugar. Isso impulsiona o usuário a cada vez mais usar essa tecnologia.

Por meio dessa demanda por serviços e novos recursos, está surgindo no mercado cada vez mais desenvolvedores interessados em trazer novidades aos usuários. Devido às vantagens oferecidas pelos dispositivos móveis, está se tornando comum o uso intenso dos mesmos, ocasionando alternativas no modo em que nos relacionamos no nosso meio social e afetando nossa saúde; esse é um problema ao qual devemos ficar atentos para não gerar consequências indesejadas em nossa vida.

Pesquisas realizadas com usuários confirmam que o uso dos dispositivos móveis só aumenta a cada dia e, que desenvolvedores estão criando novas aplicações que nos trazem facilidades e até lazer. O objetivo é mostrar de forma clara qual a influência que os dispositivos móveis acarretam em nossas vidas, quais os benefícios do uso deles e quais as principais consequências geradas por eles em nosso dia a dia.

A evolução dos dispositivos móveis

Já passou o tempo em que raramente se encontrava alguém com um celular na mão, telefonando ou até mesmo jogando algum jogo, era realmente muito raro. Nos dias de hoje os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, em qualquer lugar que vamos estamos acompanhados por eles e observamos que as outras pessoas também estão; se tornaram uma coisa tão comum que ninguém da importância a isso.

A maneira como a tecnologia evoluiu e esses dispositivos móveis acompanhando-a é incrível, menos de quinze anos atrás nem sequer poderíamos imaginar que um dia caberia no bolso um celular, que poderíamos acessar a internet nele e que ainda esse celular não precisaria de botões, pois seria possível fazer todas as funções diretamente na tela, muito menos imaginávamos que seria possível checar nossos e-mails e que poderíamos mandar uma mensagem através de um relógio. É uma tecnologia recente, mas que em pouco tempo se tornará muito comum. Nos dias de hoje, nós, usuários, temos a vantagem não só de acompanhar o crescimento tecnológico como de usufruir todas as suas vantagens

[...] No momento em que celulares começam a conectar com a internet e oferecem algumas de suas funções – livros, jornais, revistas, conversas por texto ao vivo ou não, telefonia, videoconferências, rádios, gravação de músicas, fotografia, televisão – o celular se torna uma casa remota para comunicações, uma casa móvel, um pocket hearth, um meio de viagem da mídia. Levinson (2004, p. 53)

Consequências do uso intenso

Com tamanha evolução da tecnologia e com a facilidade de adquirir um dispositivo móvel nos dias de hoje, fica difícil encontrar alguém que não faça uso dela. Fica a seguinte pergunta, existem consequências em usar essa tecnologia intensamente, ficando o dia todo conectado? Uma pesquisa promovida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostra que os brasileiros estão mesmo aficionados pelos celulares smartphones. Segundo essa pesquisa, feita em parceria com o Instituto Conecta e a Wordwide Independent Network Research (WIN), o brasileiro passa, em média, 84 minutos por dia usando um smartphone. O número supera a média global em cerca de 10 minutos.

Psicólogos afirmam que o uso demasiado da internet e dos dispositivos móveis podem acarretar em sérios problemas na vida social das pessoas, como hoje fazemos quase tudo através da internet, no entanto, toda essa facilidade pode nos colocar diante de um problema, no qual os usuários estão cada vez mais conectados pelas redes sociais e pelas mídias, diminuindo o convívio social e causando uma espécie de isolamento social que consequentemente causará um adoecimento psíquico.

Existem ainda, fatores ligados direto à saúde física. Jovens estão trocando as velhas brincadeiras saudáveis da infância por celulares e vídeo games e passam o dia conectadas; fazer o uso desses aparelhos não é proibido, mas devem ser usados moderadamente, o recomendado por especialistas, é a cada duas horas em frente à tela dar um intervalo de pelo menos quinze minutos, pois é comprovado cientificamente que longos períodos de tempo diante de uma tela de computador, ou até mesmo um celular, podem causar problemas como alterações na visão, ansiedade, e até insegurança, ou seja, a criança, o adolescente está “estragando” sua saúde e deixando de aproveitar sua infância de uma maneira sadia com as velhas e conhecidas brincadeiras.

Eles geram alguma influência em nosso dia a dia?

Podemos dizer sim, que os dispositivos móveis podem influenciar e trazer muitas melhorias no dia a dia, olhando principalmente pelo lado empresarial, uma vez que traz muitas vantagens e facilidades para as empresas, como a rapidez na comunicação, em enviar e receber informações importantes que antes levaria tempo até chegar ao seu destino, pode reduzir custos e até aumentar o faturamento, enfim, pode trazer uma infinidade de benefícios.

E nós, usuários comuns, também temos inúmeros benefícios com a constante evolução dos dispositivos móveis, alguns deles da mesma forma que para as empresas, como por exemplo, a facilidade em compartilhar uma foto em uma rede social e até mesmo a rapidez para acessar uma notícia de última hora. Mas não se trata apenas de lazer e diversão, hoje em dia já é possível pagar contas, efetuar empréstimos, consultar saldos e até fazer compras na internet, fazendo você evitar filas em bancos e lojas, tudo isso a partir de um simples smartphone.

Enfim, podemos afirmar que os dispositivos móveis podem sim influenciar e trazer inúmeras melhorias e facilidades no nosso dia a dia. Desde que usados corretamente com certeza não trarão nenhuma consequência indesejada em nossa vida, vale sempre lembrar que o uso exagerado desses dispositivos pode sim, nos prejudicar de alguma maneira.

O que esperar para o futuro dos dispositivos móveis

A constante evolução dos dispositivos móveis, principalmente smartphones, e a expansão do acesso à internet através desses equipamentos chamam a atenção de desenvolvedores e fabricantes, sabendo que o mercado de dispositivos móveis só tem tendência a crescer, estão cada vez mais motivados a desenvolver novos aplicativos e a produzir novos produtos para agradar os usuários.

Empresas estão seguindo a tendência e se adaptando ao uso de dispositivos móveis para trazer benefícios e facilidades no modo de trabalhar, obtendo muito mais agilidade e facilitando para seu cliente disponibilizando meios comuns e rápidos para comunicação como é o caso do uso de redes sociais que algumas empresas utilizam.

Mas o que podemos esperar para o futuro? Se analisarmos dados disponibilizados pela Anatel em seu portal na internet, podemos ver que em cinco anos aumentou cerca de 50% o número de linhas de telefonia móvel ativas no Brasil. A cada ano que passa o número de dispositivos vendidos cresce, não só em nosso país, mas no mundo inteiro. Essa tecnologia que não para de evoluir a cada dia que passa surgindo um novo recurso disponível para nós, usuários, aproveitarmos em nossos dispositivos.

Tecnologias novas estão surgindo, aparelhos que um dia nem sequer imaginávamos que existiriam estão se tornando comuns, aparelhos que facilitam nosso dia a dia, como é o caso de um simples relógio com o qual é possível checar nossos e-mails, mandar mensagens e até fazer ligações, pouco tempo atrás parecia impossível de existir, mas hoje qualquer usuário pode obter um e usufruir dos seus benefícios. Para o futuro, é correto afirmar que tecnologias novas tendem a surgir, que não vai parar por aí, e quem ganha somos nós, usuários, que poderemos aproveitar todos esses recursos.

Pesquisa realizada sobre a preferência de uso dos usuários

A preferência dos usuários para realizar as diversas atividades online do dia a dia já pode se afirmar que é um dispositivo móvel, atividades como acessar redes sociais e ler notícias, em uma pesquisa feita com usuários de diferentes faixas etárias desde estudantes da área da tecnologia até simples usuários que há pouco tempo tiveram contato com esses dispositivos comprovou que o uso de celulares é maior do que o uso de computadores em atividades como acessar redes sociais e ler notícias. Abaixo os dados da pesquisa:

Podemos afirmar que usuários já preferem o uso de celulares ao invés de computadores para realizar essas atividades: dos 40 (quarenta) usuários entrevistados, 23 (vinte e três) preferem usar o celular para atividades como acessar redes sociais e ler notícias contra apenas 9 (nove) que ainda usam o computador, e 8 (oito) preferem usar outros dispositivos.

Desde que foi desenvolvido, a principal função do celular era possibilitar a comunicação com outros usuários através de ligações, mas nos dias de hoje a realidade não é a mesma; o principal uso dos celulares é para acessar as redes sociais. Dos 40 (quarenta) entrevistados, 22 (vinte e dois) usam o seu celular principalmente para acessar redes sociais. Essa preferência acontece devido à facilidade que o celular oferece para a comunicação através das redes sociais, ao invés de fazer uma ligação, é muito mais simples para o usuário acessar uma rede social e poder se comunicar com vários usuários ao mesmo tempo. Desses 40 (quarenta), 12 (doze) ainda usam para ler notícias e acessar sites de entretenimento e apenas 6 (seis) usuários ainda fazem o uso do celular para uma atividade que é o principal motivo pelo qual o celular surgiu: realizar ligações.

O tempo gasto com esses dispositivos aumentou muito, e isso pode não ser uma notícia boa, pois fazer o uso demasiado desses dispositivos pode trazer consequências negativas ao nosso convívio social e a nossa saúde.

Analisando os dados obtidos, percebemos que usuários preferem usar celulares para acessar suas redes sociais e ler notícias e passam, em média, mais que quatro horas diárias online. Não existe um tempo recomendado determinado para o uso diário desses aparelhos, mas é bom tomar precauções como não usar o smartphone muito próximo aos olhos e se afastar o máximo possível da tela do computador. Vale contar que os dados obtidos foram apenas com usuários usando dispositivos de maneira pessoal, e não no trabalho, visto que muitas pessoas trabalham com um computador ou um celular.

Finalizando...

Percebemos que a tendência é surgir novos produtos e aumentar cada vez mais o uso dessa tecnologia, percebemos que essa é uma viagem sem volta e que os dispositivos móveis entraram em nossas vidas para não sair mais. Como todos os usuários se rendem à tecnologia e principalmente aos benefícios e facilidades que ela oferece, esta implantação cada vez maior de dispositivos em nossas vidas se torna muito mais fácil e a tendência é apenas aumentar.

 O simples fato de ser possível realizar atividades muito importantes em nosso celular, como evitar uma fila em um banco e pagar uma conta através de um simples aplicativo já conquista o usuário e o “convida” a explorar todos os recursos que ele oferece. Percebe-se que a tecnologia móvel se tornou uma realidade no mundo inteiro, devido a necessidade do ser humano em, através do uso dessa mobilidade, obter acesso à recursos que facilitem o seu dia a dia.





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos