Excelência é ser gentil
"O que te define não é a maneira em que você se mostra a multidão.
O que te define é como você se mostra quando uma única pessoa requer sua atenção."
por Alvaro Gomes
Todos nós algum dia independente de seguirmos ou não uma religião, já ouvimos uma frase que diz “Ame ao teu próximo como a si mesmo” ou outra como “Faça pelos outros o que gostaria que eles fizessem por você”.
Ambas as frases nos conduzem a ação. A ação de amar e a ação de fazer. Essa ação, ou, essa iniciativa, pode ser difícil de ser tomada na correria do nosso dia-a-dia, pois, nem sempre dispomos do tempo de demonstrar empatia mesmo aos que estão mais próximos a nós, quanto mais a aqueles que não fazem parte do nosso convívio diário.
Mas veja,
Se a ação, ou, o ato de amar ou fazer algo pelas outras pessoas é em parte "difícil", existe uma outra atitude que não nos traz nenhuma dificuldade, que é a “reação”. O ato de reagir ou dar a devida resposta quando a iniciativa de um gesto provém das outras pessoas.
A reação é fácil de ser executada, pois, ela não depende de iniciativa, é automática. O efeito respondendo a causa. Quer um exemplo?
O que naturalmente acontece quando você elogia alguém ou é elogiado? Consequentemente surge a reação “Obrigado!” Não é verdade? E quando ouvimos falar que “Gentileza gera gentileza” não é de fato a reação respondendo a ação?
Agora saindo um pouco da teoria, e pegando como exemplo essa frase sobre gentileza, te convido a pensar e analisar o quanto somos realmente gentis com as outras pessoas.
Estamos de fato praticando o amor? Estamos fazendo pelas outras pessoas o que gostaríamos que elas fizessem conosco?
Vou pegar como exemplo o próprio linkedin.
Alguma vez você enviou uma mensagem a alguém e ficou esperando por uma resposta que nunca veio?
Já, não é mesmo?
Não é estranho? Parece até que não existe um ser humano do outro lado. Não concorda?
É claro que mesmo se tratando de uma rede profissional, também não deixa de ser uma rede social, onde "views e likes" ainda acabam por se tornarem os fatores mais relevantes. A recompensa por nossas postagens, o apoderamento das nossas ideias, o reconhecimento pelo nosso sucesso.
Uma plataforma onde todas as pessoas são livres para reagirem da forma que bem acharem, e de darem atenção ao que elas consideram ser relevante a suas vidas e carreiras. E isso também se aplica a pessoas.
Particularmente, eu não ficaria bem se recebesse uma mensagem de algum colega e não a respondesse, mesmo que o seu conteúdo fosse o pedido de algo que não estivesse ao meu alcance. No entanto, dar a devida atenção as outras pessoas já é algo que as deixam mais que satisfeitas, porque isso é o mínimo que elas esperam de nós, um retorno. Não somos videntes! Não sabemos o que elas de fato estão passando em suas vidas. É preciso que fiquemos atentos a isso, pois, podemos ficar tão cegos por querer nos mostrarmos bons para tanta gente, que nem nos importamos quando decepcionamos alguém isoladamente por causa da nossa falta de empatia.
Quando alguém visita o nosso perfil e tem a humildade de enviar-nos um convite ou de recomendar-nos por alguma competência, isso já é capaz de nos trazer uma satisfação imensa. Chegamos até mesmo a achar estranho alguém de repente do nada nos presentear com tal raro gesto. Algumas pessoas mais céticas até desconfiam de tal atitude.
Recomendar um amigo, ou mesmo orientar alguém que não tenhamos tido o prazer de conhecer pessoalmente, é mais do que fazer algo gratuito, é ser “gentil” e isso pode vir a causar no outro uma impressão muito melhor do que outras coisas que postamos apenas para ganhar “likes” e de sermos aprovados em nosso mundinho egocêntrico.
Isso sem dúvida é um dos grandes segredos da inteligência emocional,
"SER GENTIL"
Ser gentil é a maneira mais eficaz de se alcançar notoriedade, pois, é através da gentileza que as outras pessoas enxergarão os verdadeiros valores que trazemos em nós. Porém, temos agido de uma forma muito superficial.
Postamos frases sobre liderança para passar uma imagem de que também somos “líderes”. Utilizamos frases de famosos pensadores para mostrar que também somos providos de pensamento filosófico e de cultura. Utilizamos da religiosidade porque "Deus" quase todo mundo curte. No entanto, há pessoas que quando recebem um simples convite para fazer parte da rede de contatos de alguém, tem a indelicadeza de entrar no perfil da pessoa que o fez e analisar se ela é ou não digna de fazer parte de sua rede de contatos, e é incrível como fazem questão de demonstrarem o quanto são seletivas. Se for um profissional em busca de uma recolocação, é logo descartado, mas, se for um profissional ocupando uma posição de destaque, logo é aceito. E por que elas fazem isso? Simples! Porque muitos "profissionais" não são capazes de realizarem um único gesto de gentileza que não seja pensando em seus próprios interesses.
Embora, havendo tantos motivos para não acreditarmos, o mundo ou mesmo o "linkedin" ainda estão repletos de pessoas extraordinárias, gentis e empáticas, e você pode clicar sem receio algum no botão
,pois, você poderá sim, encontrar vida inteligente do outro lado.
Logística|Supply Chain|GR|Segurança|Excelência|Analista|Tecnologia|HTML|CSS
8 aParabéns por compartilhar, ótima reflexão!!! Obrigado
Coordenador de Obras | Coordenador de Contratos de Manutenção | Orçamentos e Propostas| Lean Construction | Gestão de Projetos
8 aExcelente!
Pedagoga | Professora de educação fundamental | Auxiliar de sala | Analista administrativo | Analista de relacionamento com cliente.
8 aÓtimo texto Álvaro Gomes, gentileza gera gentileza!