Excelência Operacional: Uma breve reflexão para superar os desafios da empresa em 4 etapas.

Excelência Operacional: Uma breve reflexão para superar os desafios da empresa em 4 etapas.

Ao longo dos anos observei robôs ocupando lugar de pessoas, software realizando processos que antes eram humanos, aplicações de TI alterando completamente modelos de negócios e até setores inteiros da economia. Em outras atividades “ainda executadas por pessoas”, percebi uma ansiedade cada vez maior por produtividade, eficiência, resultados rápidos e por aí vai.

O paralelo de tudo isso é que, com toda essa transformação no mundo do trabalho, por outro lado, há uma discussão sobre o trabalho orientado a um “propósito”. O que realmente faz sentido e dá significado para as pessoas.

Com isso, diante destas situações antagônicas supracitadas, algumas organizações vivem uma crise que influencia a perspectiva de carreira e de permanência das pessoas nas empresas. Os funcionários temem por seus empregos, mas também sofrem com estresse permanente e muito imediatismo. Além da ansiedade dos gestores (principalmente os menos experientes) pela busca de da produtividade conciliando propósito e significado no trabalho para sua equipe.

Diante desta situação separei abaixo 4 temas importantes que corroboram para assegurar resultados e clima organizacional.

Só o sucesso garante empregos

Sem nenhuma hipocrisia vamos ao tema primordial: RESULTADOS. Em organizações bem-sucedidas, a excelência operacional permeia todas as áreas do negócio como um modelo de gestão e não como uma iniciativa isolada. Desde o momento da Venda - onde o vendedor preocupa-se com conceito de lote econômico, simplificação de SKU, etc - até o momento da entrega no cliente dentro do prazo, qualidade, quantidade requerida, toda a cadeia pensa em excelência operacional e nos resultados do negócio. Em outras palavras, otimização e ganhos de eficiência estão no DNA dos funcionários da empresa.

Foco no cliente

Vivemos num momento em que - em muitos setores da economia - o cliente está disposto a pagar um preço mais alto se a qualidade do produto, a experiência de compra e a confiabilidade do fornecedor forem adequadas. A busca pela excelência é muito mais uma questão de encantamento do cliente do que ser melhor do que a concorrência.

Já em outros setores onde os clientes têm estratégias baseadas em preço, a otimização de custos e de perdas torna-se preponderante. O olhar para o cliente, no entanto, deve estar na satisfação dele, seja por diferenciação de produtos e serviços e/ou sendo melhor do que os concorrentes.

Envolva seus funcionários

Muitas iniciativas de excelência operacional falham porque os funcionários não se sentem incluídos. Todo o processo de transformação cultural para adoção de um modelo de excelência operacional tem um melhor desempenho quando as pessoas são envolvidas. Só que infelizmente as empresas não conseguem realizar de forma adequada um bom desdobramento da estratégia de excelência operacional. Sabem o que é pior? Na maioria dos casos, as empresas falham no desdobramento da estratégia não por não saber o como fazer (elas sabem) e nem tão pouco pela falta de ferramenta ou método. O principal motivo é por não “priorizarem” essa etapa.

Do ponto de vista do funcionário, é importante entender a nova forma de trabalhar, pois ele entenderá sua contribuição para o sucesso da empresa e, assim, será envolvido com sucesso se as tarefas e diretrizes de uma função forem claramente descritas.

Use o método correto

Já diriam os profissionais da saúde: “pior do que tomar remédio nenhum é tomar o remédio errado”. Quando se inicia o processo de melhoria contínua, há uma quantidade enorme de possibilidades de métodos, técnicas, ferramentas e por aí vai. O primeiro grande desafio é uma leitura do cenário, dos objetivos e aspirações empresariais, entendimento do problema/principais dores e somente depois a definição do método adequado.

Na consultoria Gestão Alta Performance, a etapa inicial em qualquer projeto dos nossos clientes é o diagnóstico. Somente depois disso definimos a melhor solução para que atenda as necessidade e para que se adeque às condições do cliente. Por isso, nossos projetos são customizados e não genéricos. Recomendamos que você siga o mesmo caminho e não recomende remédios equivocados para o seu “paciente”.


Por: Marcelo Justino


Ágatha Paixão Rezende

Estratégia e Gestão de Mídias Sociais | Conteúdo | Marketing

1 a

👏 Muito bom!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos