A excepcionalidade é um fator decisivo?

A excepcionalidade é um fator decisivo?

A muito tempo quando participava de um campeonato de troca de faixa em uma escola famosa de Karatê localizada no Brooklin presenciei um fato que me fez refletir e criar este artigo de hoje.

Durante a troca de faixa o melhor lutador desta escola era um garoto de uns 12 anos, ate um pouco exibido em sua apresentação, não consegue se graduar e um de seus professores chega a um dos mestres do conselho e pergunta o porquê da não graduação e o mestre responde:

"Ele ainda não esta pronto e se realmente ele merecer conseguira no ano seguinte".

Curioso, volto no ano seguinte para saber do desfecho onde para minha surpresa o fato se repetiu, eu não entendendo nada e provavelmente este aluno também sai deste evento com uma grande curiosidade que seria esclarecida décadas mais tarde ao reencontrar o professor do tal aluno agora como mestre. Ao reencontrá-lo não titubeei puxando assunto sobre tal evento logo veio o esclarecimento, ate que meio engraçado, que assimilei e levo como exemplo para minha vida.

Durante os três anos que se passaram este garoto já no inicio de sua adolescência perguntou ao terceiro ano de "fracasso" o por que da não graduação já que ele era o melhor aluno da escola e conseguia executar com perfeição todos os golpes, e ai veio a resposta do mestre:

"Durante a primeira graduação ele não estava pronto, e nas demais não recebeu pois não havia ido questionar os motivos de minha decisão, e quando o fez já seria tarde demais pois demorou muito para graduar na categoria."

Bom esse garoto hoje homem e professor graduado com alguns "DAN" em seu circulo, e ri muito a lembrar deste fato.

Mas o que tiro como exemplo deste fato é:

1) - Mesmo que você seja excepcional no que faz pode haver pessoas melhores concorrendo com você.

2) - Nunca seja arrogante observe seus colaboradores e principalmente a concorrência.

3) - Sempre, sempre exigir feedback de todos pois sua eficiência baseá-se não no que você faz mas no resultado empregado as pessoas para o qual você faz.

4) - Cobre de si mesmo resultados e quando não atingidos não tenha medo de questionar a si e aos envolvidos, ao seu mentor ou gestão no que pode melhorar, mesmo que as vezes tenha dado 110% de esforço.

5) - E por ultimo mesmo que você tiver plena certeza que esta pronto, realmente você nunca está, pois qual seria a graça de se saber como alcançar resultados sem a aventura envolvida.














Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Antonio Correia

  • Será o fim do mundo Unix?

    Será o fim do mundo Unix?

    Durante esta semana em busca de mais informações sobre UP-Grades de sistemas Unix me deparei com algumas matérias…

    1 comentário
  • Regulamentação do profissional de TI

    Regulamentação do profissional de TI

    Creio que muitos como eu que se formaram nas décadas de 1990 e vem atuando desde então essa lei não causa muito…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos