Exclusão!
Muitos ficaram horrorizados ao assistirem na edição do BBB 21 as cenas onde várias pessoas excluíam dois participantes.
Um deles, não suportou tal abuso psicológico e desistiu do programa (dito por ele, que era seu sonho estar ali)! A outra pessoa, foi eleita pelo público, a grande campeã da edição!
Lembro que na época, houve um movimento de muita indignação, decepção e linchamento virtual. Quando digo decepção, me refiro ao fato de haver vários artistas envolvidos e praticando tal ato repugnante, o que nos decepcionou, pois diversos eram admirados por muitos de nós. Por outro lado não é justificável o linchamento virtual, que vimos acontecer. Afinal, sabemos que não nos tornamos diferentes do outro, se o retribuímos da mesma forma.
A exclusão no ambiente de trabalho muitas vezes vem de forma velada.
O grupinho A seleciona quem vai incluir, já o grupinho B faz o mesmo, e no final das contas, normalmente sobra o novato, o que muitos julgam como ameaça, ou o que tem opinião contrária aos grupos!
O que aconteceu no BBB, é realidade em diversas empresas, tanto pequenas, quanto grandes!
O abuso psicológico pode ter diversos fins, desde uma desistência até consequências mais graves, ou até mesmo aquela pessoa se torne seu líder!
Recomendados pelo LinkedIn
O ponto é, a sua saúde mental, vale todo esse abuso?
Infelizmente sabemos que muitos suportam pois dependem financeiramente, ou sua saúde mental está tão abalada, que não consegue se desvincular da empresa!
O que posso lhe dizer é, busque ajuda o quanto antes! Seja através do canal de denúncias de sua empresa, buscando novas companhias, o importante é dar o primeiro passo!
Uma coisa é certa, a forma como nos tratam, diz muito sobre eles, e nada sobre nós!
No jogo do BBB, faltou fair play, mas e no ambiente profissional, o que faltou ou falta?
Texto revisado por Kenedy Soares