Existe planejamento no futebol brasileiro?
Fonte: Buon Calcio a Tutti

Existe planejamento no futebol brasileiro?

Desde que me entendo por gente, acompanho os noticiários do futebol brasileiro e algo que nunca deixei de ouvir é: "não há planejamento no futebol brasileiro", "isso é falta de planejamento", "se tivesse feito assim...". Ano após ano, os jornalistas cobram profissionalismo na gestão dos clubes de futebol, mas os órgãos que o administram não possuem (ou ao menos não demonstram) interesse em mudar o atual patamar.

Portanto, é num contexto marcado por dirigentes amadores que qualquer ação que tenda ao profissionalismo irá se destacar, como temos os casos do Flamengo, Palmeiras, Bahia, Paysandu, entre outros. 

Em 2015, entrei profissionalmente nesse meio e, hoje, meados de 2018, não vejo evoluções. Como graduando de Administração, o que mais aprendemos ao longo do curso é importância de se ter um planejamento, pois é ele que guiará toda a organização, dará suporte às ações e analisará os riscos de cada uma delas. Porém, apesar de ver todas essas teorias, os cases de sucesso devido ao planejamento na faculdade e na iniciativa privada, o que mais temos e convivo são com dirigentes que insistem em agir por impulso, pensando apenas no próprio ego, esquecendo de levar em consideração os stakeholders (TORCEDORES, patrocinadores, staff...). Essa rotina de falta de planejamento acaba por intoxicar uma série de bons profissionais que entram nesse mercado.

É aquela velha questão tratada no livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg, de tanto você conviver com algo, vai adquirindo incorporando isso nas ações e quando se vê está agindo igual aos que você criticava. O que quero demonstrar nesse artigo é que é imprescindível um planejamento adequado para dar andamento às ações da equipe, nos âmbitos técnicos, de gestão, de marketing, financeiro...

No entanto, nós, profissionais de marketing/gestão ou aspirantes a isso, não podemos deixar com que esse ambiente poluído do futebol brasileiro influencie nosso pensamento. Temos que buscar recuperar e "confiar no nosso taco", tendo em vista a salvação da nossa paixão nº1.

Portanto, comece por você mesmo! Planeje suas ações, defina suas metas, se organize e mexa-se! Depois, seu exemplo irá inspirar novas pessoas e "aí já era", todos ao seu redor estão infectados pelo vírus do planejamento.

Gostou? Comenta aí o que achou!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos