A experiência do consumo como uma das prioridades dos líderes contemporâneos
Nos últimos anos, a experiência de consumo tem sido valorizada cada vez mais nas empresas, fazendo os negócios atenderem não só às necessidades dos clientes, como também proporcionarem uma jornada simplificada, rápida e inovadora (quem sabe).
Segundo o relatório CX Trends 2023, 87% dos consumidores entrevistados valorizam a boa experiência, estando dispostos a pagar até mais caro, se necessário, para obter tranquilidade durante a aquisição do produto ou serviço (75%).
E em um mundo onde o tempo é um dos bens mais preciosos e a conectividade está em sua essência, os consumidores modernos buscam por praticidade e conveniência. Para as empresas, essa exigência muda as estratégias de operação, precisando adaptar às novas demandas para estabelecer uma relação de maior proximidade e confiança com os consumidores.
Líderes empresariais precisam ler este cenário com sabedoria e eficiência para conseguirem investir seus recursos e seu trabalho em soluções que conseguirão cumprir com as exigências de simplicidade e agilidade que os clientes querem usufruir no momento de uma compra ou de um atendimento.
A busca, hoje, é pela facilidade
A transformação digital e a evolução das expectativas dos consumidores impulsionam a demanda por experiências mais simples e ágeis. Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem rapidez nas suas interações comerciais, seja para realizar compras online, seja para navegar por um ponto de venda físico.
Isso envolve um atendimento com o mínimo de fricção possível e sem complicações que confundam a jornada do consumidor. Um exemplo é as plataformas e-commerce, que tem investido em interfaces mais intuitivas e em processos de checkout que são concluídos com um só clique.
Já quando pensamos em lojas físicas, o desafio é um pouco maior.
O consumidor moderno não está disposto a gastar tempo em filas longas e tão pouco a lidar com atendimento desorganizado. Ele quer se sentir em casa e se sentir representado, ouvido. Por isso, o ambiente da loja é determinante para que a boa impressão já comece na aparência.
Consumidores que se sentem acolhidos, sentem-se bem-vindos.
Líderes que se lembram disso, levam a frase como um lema, pois a experiência precisa ser rápida, mas não negligente. Nosso cliente está ali por algum motivo, então é dever da nossa empresa prestar o suporte necessário.
Afinal, qual a solução para este cenário?
Recentemente, com o início do meu projeto com a Vero Internet, estive muito próximo de iniciativas que tentavam solucionar justamente este problema: trazer um ambiente acolhedor para os consumidores de forma prática e ágil.
Foi assim que pensamos nas lojas containers, ou lojas box, estabelecimentos compactos e modulares que oferecem uma forma de atendimento mais dinâmica apenas pelo seu design, que já favorece o acesso e a redução de processos burocráticos.
Nos Estados Unidos, esta é uma tendência já antiga e conhecida por proporcionar uma experiência de consumo rápida e direta, permitindo que os clientes encontrem e adquiram os produtos ou serviços de forma prática.
Quando trazemos para o Brasil, também vemos esta tendência e, mais importante ainda, o seu potencial de oferecer inclusão. As regiões interioranas, por exemplo, que ainda sofrem com baixa conectividade devido ao seu isolamento geográfico, podem ser extremamente favorecidas com a chegada de lojas containers e atendimento personalizado.
Esta é uma chance de promover desenvolvimento para comunidades e valorizar o seu potencial econômico e cultural.
Mais do que uma solução se trata de inovação!
Perceba que as lojas containers simbolizam o toque de inovação que corresponde às necessidades de consumo dos clientes do mundo atual. Ou seja, a inovação se tornou uma prioridade para as lideranças empresariais, sobretudo para conseguirem encontrar soluções que se alinhem com todos os objetivos que a organização precisa atingir.
Vejo um aspecto ainda além: a inovação, quando aplicada de forma estratégica, cria um diferencial competitivo significativo. Ao se distanciar das soluções tradicionais e incorporar novas ideias, as empresas conseguem surpreender e encantar os consumidores, estabelecendo uma conexão emocional que pode fidelizar o cliente.
Por isso, as lojas containers têm se mostrado um exemplo claro de inovação, oferecendo um novo formato de ponto de venda que rompe com o tradicional conceito de grandes lojas físicas.
Elas atendem tanto às necessidades dos consumidores de conveniência e rapidez quanto o desejo das marcas de se posicionarem como inovadoras e adaptáveis às novas demandas do mercado. Além disso, as lojas containers podem ser facilmente relocadas, o que dá às marcas maior flexibilidade para ajustar sua presença no mercado, ampliando sua capacidade de atender aos consumidores em locais estratégicos.
Portanto, líder, demonstre empatia!
Além de agilidade e inovação, investir e melhorar a experiência de consumo da empresa é dar a atenção devida aos clientes que fazem parte dela. Em um ambiente cada vez mais competitivo e transparente, os consumidores não apenas buscam empresas que ofereçam produtos e serviços de qualidade, mas também aquelas que demonstram um compromisso genuíno com suas necessidades e bem-estar.
A confiança é um dos pilares mais importantes em qualquer relação comercial. Uma experiência de consumo bem-sucedida deve fazer o cliente sentir que sua escolha foi valorizada e que a empresa se importa com suas expectativas.
Ao priorizar a experiência de consumo de forma estratégica, as empresas não apenas atendem melhor aos seus clientes, mas também se posicionam como líderes no mercado, capazes de oferecer soluções diferenciadas e alinhadas às necessidades de um público cada vez mais exigente.