Experiência em Boston, Harvard e MIT
Partimos de São Paulo e chegamos ao aeroporto Boston Logan Intl (BOS) após 10 horas de viagem, logo seguimos para o Hi Hostel, lugar onde ficamos hospedados.
O Hi Hostel possui um conceito bem interessante de interação, com ambientes que promovem o contato e a integração entre os hóspedes, assim como preza a ideologia "hostel". O lugar oferece uma programação semanal bem abrangente aos principais pontos da cidade.
Sobre Boston/Massachusetts
Boston é a capital do estado de Massachusetts, e é conhecida por ser a cidade berço da independência americana, sua arquitetura mescla aspectos modernos e históricos. Foi na região da cidade que aconteceu o chamado Cerco de Boston (1775-1776), que consistiu no início da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, na qual os colonos americanos liderados por George Washington cercaram com êxito a cidade de Boston, para bloquear as movimentações do Exército Britânico. A região faz parte de um pedaço dos EUA chamado de Nova Inglaterra.
A Freedom Trail é uma trilha construída com tijolos coloridos, de aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, que conduz a alguns dos principais pontos históricos da cidade. É uma boa opção para quem tem interesse pela história local, inclusive a da independência americana.
De certa maneira, achei simples a locomoção na área metropolitana da cidade, o Metrô funciona muito bem, e possui abrangência aos principais pontos. Durante a estadia, fizemos os trajetos longos de metrô, essa facilidade possibilitou a visitação de vários locais.
A cidade possui lugares interessantes para um bom passeio perto da natureza, os parques Public Garden e o Boston Common oferecem uma excelente oportunidade nesse sentido. Visitamos os dois parques e vimos muitas famílias reunidas em um ambiente tranquilo, com várias opções de lazer, praticando atividades físicas, etc. O Public Garden foi criado em 1837, possui um lago e várias áreas verdes.
O Boston Common fica ao lado do Public Garden e possibilitam ambientes e áreas similares, no geral, gostei mais do Public Garden.
Outro lugar que visitamos foi o Quincy Market, um mercado que possui um grande corredor com várias opções gastronômicas, algumas delas típicas de Boston, como, por exemplo, o sanduíche de lagosta e a sopa de mexilhão. Na ocasião, foi possível assistir na entrada do mercado um artista de rua fazendo show com músicas pop (esse tipo de apresentação é bem comum na região).
A ChinaTown é um verdadeiro bairro chinês/oriental dentro de Boston, nesse lugar encontramos várias opções da culinária chinesa, mas também de outros países asiáticos, como Tailândia, Vietnã, entre outros. Na Chinatown encontramos de forma predominante asiáticos e dificilmente observamos pessoas falando inglês. A proximidade do Hostel possibilitou o acesso constante a esse ambiente.
Outros lugares interessantes para visitar: Boston Public Library e o Prudential Center Boston. Devido ao tempo e as responsabilidade com o Curso, não conseguimos visitar vários lugares interessantes, ficou pra uma próxima viagem.
Sobre a Cidade Universitária
Boston e sua área metropolitana se posiciona como uma das principais regiões universitárias do mundo, existem mais de 60 universidades na região. Na área metropolitana de Boston está a cidade de Cambridge, local onde estão instaladas a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidades que estão entre as 5 melhores dos EUA.
Como se não bastasse a presença das referidas universidades, é nesse lugar que encontramos a Berklee College of Music, reconhecida como uma das maiores e importantes universidades de música contemporânea e artes do mundo. Outras instituições merecem destaque, como a Tufts University e a Boston University; na área de Arquitetura temos a Boston Architectural College, entre outras.
Sobre o Curso - Estudantes Líderes para o Século 21
O intercâmbio e curso foram organizados por meio de uma parceria da Semesp, Laspau e da Universidade de Harvard. Faço também um destaque especial ao Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, minha Universidade de origem, que permitiu que um grupo de 9 pessoas, composto por professores e alunos vivessem essa experiência. O curso "Estudantes Líderes para o Século 21" já está em sua terceira edição, em todas tivemos representantes do UNIPÊ.
Em síntese, o curso trata sobre aspectos relacionados a liderança na nova era profissional e corporativa, também chamada do século 21, desenvolvendo habilidades para que os participantes se tornem referência em projetos acadêmicos e profissionais, a partir dos esforços de internacionalização de suas respectivas instituições.
A imagem abaixo apresenta a comitiva do Brasil, com 28 pessoas de vários estados e universidades do Brasileiras. As aulas aconteceram nesse auditório, dentro da Lamont Library, uma biblioteca de Harvard que possui maior parte do acervo destinado a área das ciências humanas e sociais.
O curso teve duração de 3 dias com momentos nos 3 turnos, e realmente foi bem intenso. A intenção agora é apresentar de forma bem sucinta a programação do curso, fazendo alguns destaques importantes sobre os conteúdos abordados e a experiência.
Primeiro dia
Palestra 1: Types of Leadership: Different Qualities for Different Leaders (Part 1), com John Paul Rollert, Professor Adjunto Assistente de Ciências Comportamentais da Universidade de Chicago.
Esse momento teve como objetivo principal trabalhar os princípios do livro "How to Win Friends and Influence People" de Dale Carnegie.
Nesse cenário, algumas questões receberam maior destaque e permitiu a reflexão sobre ações e atitudes relacionados ao tema, tais como:
- Become a Friendlier Person;
- Win People to Your Way of Thinking;
- Be a Leader;
- Leadership Values;
- The power of Empathy;
- Entre outras.
Palestra 2: Verbal and Non-verbal Communication, com Keely Eastly, Conferencista do Massachusetts Institute of Technology e professora do Departamento de Artes, Teatro e Música do instituto. O momento foi bem dinâmico, provavelmente a mais diferente de todas as aulas, pois trabalhou de forma ativa as linguagens corporais, postura de liderança, oratória, atitude, sensibilidade, aquecimento, etc.
Visita Técnica1: A Tour no MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi liderada por um estudante local, que nos apresentou a história e algumas curiosidades da Universidade. Foi bem interessante perceber como os estudantes se apropriam da história do campus e conhecem os detalhes e datas das ações do instituto ao longo tempo.
O MIT é reconhecido como um dos maiores e mais conceituados institutos da área de tecnologia, computação e ciências aplicadas do mundo. Na ocasião conhecemos os departamentos de Engenharia Mecânica e Ciência da Computação. Foi muito interessante entender a forma como pensam os cursos e criam os projetos/pesquisas. Existe um foco na geração de produtos e startups inovadoras em todas as esferas de formação e áreas. A imponência do estilo arquitetônico é bem impressionante. Na imagem faço um destaque especial ao grupo do UNIPÊ.
Ao final do dia tivemos um Jantar no Boston Pizza Kitchen, com várias opções de pizza e carnes.
Segundo dia
Palestra 3: The University 4.0, com Angelica Natera, Diretora Executiva da Laspau afiliada da Universidade de Harvard.
Particularmente, um dos temas mais esperados, esse momento desenvolveu questões que permeiam a Universidade 4.0, ou seja, as estratégias que as instituições de ensino precisam desenvolver em suas estruturas de formação para dar suporte as necessidades da Indústria 4.0, nesse sentido, temas como soft e hard skills, pensamento ágil, cultura startup, empreendedorismo, foram amplamente abordados.
Palestra 4: Interdisciplinary Team Ideas: Innovating Brazilian Universities (Part 1 e 2), com Colleen Silva-Hayden, Diretora Assistente da Universidade de Inovação da Laspau. Esse momento iniciou as discussões em torno da temática do projeto final do curso: "Inovando nas Universidades Brasileiras".
A ideia do projeto era que cada grupo desenvolvesse uma proposta de solução para os problemas e dificuldades encontrados da Educação Superior do Brasil. O nosso grupo desenvolveu uma proposta que consistiu numa parceria entre as universidades e a educação básica para que possamos ter professores com melhor formação/capacitação desde os primeiros anos educacionais, trazendo uma abordagem mais ativa para o processo de ensino aprendizagem.
Visita Técnica 2: Museum of Fine Arts
Visitar Boston e não conhecer o Museum of Fine Arts é perder a oportunidade de visitar um dos maiores museus dos Estados Unidos, que possui a segunda maior coleção permanente de obras de arte da América. Algumas alas me impressionaram bastante, como por exemplo, a do Egito.
Terceiro Dia
Visita Técnica 3: Tour no Campus de Harvard
É uma Universidade de quase 400 anos, fundada em 1636, recebeu esse nome como uma homenagem ao seu primeiro bem feitor, o Jonh Harvard. A Universidade possui uma ligação muito forte com a região, inclusive em relação aos aspectos de desenvolvimento econômico.
Entre seus alunos ilustres estão oito presidentes americanos – como John Kennedy, George W. Bush e Barack Obama. Harvard possui 3 escolas principais, nas quais seus cursos e institutos de pesquisa estão alocados.
- Harvard Kennedy School - Ministra cursos nas áreas de governo, políticas públicas e administração pública.
- Harvard Business School - Umas das mais prestigiadas escolas de negócio do Mundo. Foi nessa escola que surgiu a primeira MBA do mundo.
- Harvard Law School - A escola foi fundada em 1817 e consolidou-se como a mais antiga instituição do tipo nos Estados Unidos. Atualmente, também possui a maior biblioteca acadêmica de Direito do mundo, com mais de dois milhões de volumes. Já em 1887, era lançada a publicação Harvard Law Review, uma das mais citadas da área.
O campus possui vários jardins e ambientes de interação. É muito comum encontrar turistas de todos os cantos do mundo visitando a universidade e tirando fotos nos principais pontos. A comunidade acadêmica também costuma utilizar os jardins para ler, descansar e conversar. A atmosfera acadêmica no local é indescritível. Dentre os pontos mais visitados, tem-se a estátua de John Harvard, mais conhecida com a "Estátua das três mentiras". Estudantes e turistas costumam passar a mão em um dos pés da escultura, na tentativa de atrair a boa sorte.
Ao todos existem 76 bibliotecas dentro de Harvard, a maior delas, chamada de Memorial Harry Elkins Widener, possui 3,5 milhões de livros e seus vários andares subterrâneos. Harry Widener foi um empresário americano e colecionador de livros. Sua mãe construiu a biblioteca e doou para a Universidade Harvard em sua memória após sua morte durante o naufrágio do Titanic.
Palestra 5: Learning, Creativity and Innovation, com Dr. Leo Burd, Diretor do Lifelong Kindergarden e Rachel Garber, do Media Lab, Massachusetts Institute of Technology.
Esse momento propiciou uma dinâmica bem interessante de Aprendizagem e Computação Criativa, no qual utilizamos várias materiais descartáveis, madeira, canudos, cola quente, etc, para criar protótipos de itens tecnológicos relacionados a moda, a mobilidade urbana, cidades inteligentes, ambientes futuristas e entre outros. Ao final os estudantes visitam as produções dos colegas e deixava uma mensagem sobre suas impressões da produção. O Media Lab é referência no mundo nesse tipo de aprendizagem e já desenvolveu vários projetos de sucesso como Scratch e o Learning Creative Learning.
Por fim os grupos apresentaram as "Interdisciplinary Team Ideas" para uma banca avaliadora formada por professores do curso. Todos os participantes foram incentivados a participar, esse momento propiciou vários debates que enriqueceram as discussões e ampliou as visões de grupos. Foi possível perceber também que várias soluções eram complementares e poderiam trabalhar em conjunto.
Entrega dos Certificados e Fechamento
A experiência foi muito produtiva, principalmente por abordar um tema tão atual e que deve permear as discussões na academia e no mercado nos próximos anos. Foi uma experiência de aprendizado que acrescentou bastante, particularmente consegui validar muitas temáticas e pensamentos que fazem parte dos meus objetos de estudo, por meio da interação com os professores/colegas/ambiente/universidades, além dos conhecimentos absolvidos nos tópicos abordados nas aulas. Recomendo fortemente os intercâmbios e cursos organizado pela Semesp e Laspau, contribuíram muito para o meu crescimento profissional e acadêmico. Mais uma vez obrigado ao Centro Universitário de João Pessoa por essa oportunidade.
Especialista em Comunicação Estratégica e Oratória • Curadora licenciada do TEDxJoãoPessoa • Empreendedora
5 aTop
Active Directory Security | IAM Security | Identity Management | Windows Server | Entra ID | Gestão de Vulnerabilidades | Researcher | Azure | Purple Team | Blue Team | MITRE ATT&CK | Gestão de Pessoas
5 aExcelente!