EXPERIÊNCIA, MOMENTOS E APRENDIZAGEM - 02
As lembranças de minha infância são boas, porém também existem momentos que trazem certas angústias em meu subconsciente, estas costumo chamar de “Fantasmas”, pois algumas vezes retornar para influenciar meus pensamentos.
Algumas das melhores lembranças da minha infância estão associadas ao esporte. Já muito jovem pratiquei judô; minha grande felicidade foi contar com os ensinamentos de dois professores maravilhosos, o Chico e o Nao. Este esporte proporcionou moldar valores fortes que sigo sempre. Valores como: respeito, lealdade, resiliência, aprender a perder e a ganhar, buscar com o máximo esforço os objetivos, sempre trabalhando forte para atingi-los.
Na época não possuía tantos conhecimentos, sendo este esporte considerado momento de diversão, a verdade que me moldaram/forjaram em aspectos que hoje acredito terem sidos importantes em minha jornada.
O outro esporte que pratiquei em minha adolescência foi o mergulho. Era meados de 1980, no Brasil não existiam muitos centros de ensinamento nem locais para realizar à prática das atividades, principalmente no sul do Brasil, onde o clima não ajuda muito e os locais não são apropriados para este esporte.
Novamente interagi com ótimas pessoas/profissionais da atividade na época, conheci o Randal e a Lola proprietários da operadora Mergulhão que atuava em Cabo Frio/RJ. Lá realizei minha primeira credencial de mergulho. Os ensinamentos foram sempre voltados para a segurança e a formação de equipes, nunca atuando sozinho, sempre com parceiros.
Um ensinamento que nunca esqueci foi o dilema do Randal, “planejar o mergulho e mergulhar o planejamento”.
Assim como em tudo, temos de saber o que pode impactar em nossas atividades, buscando sempre estar preparado para os imprevistos que surgirem.
Novamente posso afirmar que naqueles tempos não percebia estas lições, pois acredito que naqueles momentos era muito jovem e imaturo. Porém com o passar dos anos, com as experiências, situações vividas e aprendizados, pude perceber mais maduro que estes conceitos se tornavam meus valores.
Nossos aprendizados são realizados diariamente através da forma como nos orientamos e vivemos. Cada pessoa é moldada conforme suas vivencias, culturas e crenças. Nosso dia a dia ensina muito, basta observarmos. Cada escolha que fazemos utiliza nossas experiências e conhecimentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Poder olhar para o passado e conseguir identificar origens de nossos valores é um momento de maturidade.
Seguem o resumo das lições aprendidas:
Recomendados pelo LinkedIn
- Respeito para com as pessoas, culturas, ambientes, atividades e a si próprio.
- Resiliência,
- Lealdade,
- Espirito de equipe,
- Trabalhar duro para atingir os objetivos,
- Aprender a perder,
- Planejar as atividades e seguir o planejamento.
Gostaria de saber sua opinião se este texto contribuiu para sua reflexão, isto ajudará a melhorar e possibilitará conhecer um pouco mais da opinião do leitor.
Agradeço e desejo um forte abraço.