ExplainShell

ExplainShell

Para nós profissionais da área de segurança algo rotineiro são as pesquisas sobre comandos, ferramentas, fazemos uso do bom e velho man do terminal, onde este nos trás informações de uso dessas ferramentas. Talvez não seja tao intuitivo ou mesmo esteticamente apresentável.

Por essa razão trago uma ferramenta web que casa bem com nossa necessidade, trata-se de um site chamado ExplainShell, ele faz exatamente o que o man do terminal faz, mas trás uma pitada de estilização, além de uma boa explicação visual do comando pesquisado deixando muito mais fácil o entendimento.

O que é o ExplainShell?

Voce pode pensar no ExplainShell como uma biblioteca de comandos, e cada comando com usa biblioteca particular de opções, mas tudo online, onde podemos consultar além dos comandos teremos uma explicação detalhada sobre sua finalidade, argumentos suportados e sua sintaxe, tudo de maneira bem apresentada e fácil de entender.

Como usar o ExplainShell

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por ser baseado na Web, não precisamos instalá-lo, basta acessar explainshell.com e começar a fazer consultas para os comandos nos quais está interessado para saber mais sobre eles.

Basta escrever no campo de busca o comando e clicar em EXPLAIN, um bom uso para nossa ferramenta, aplica-se a uma situação hipotética onde temos um comando ao qual não sabemos sua utilidade, poderia reescreve-lo no campo de busca e assim termos a explicação.

O comando apresentado em tela é dividido e o significado de cada parte do comando é apresentado um por um, combinando os argumentos com o texto de ajuda relevante em seu banco de dados de página de manual.

A explicação é apresentada de forma que você tenha o comando consultado no topo dividido adequadamente em diferentes seções (e argumentos) e explicações para cada um deles agrupados em caixas logo abaixo dele, conectadas por linhas.

Com o mouse, você pode usa-lo para passar o mouse sobre um argumento (ou parte do comando) que não entende para destacar sua explicação.

Outra boa sugestão é usar a tradução da pagina para aqueles que não dominam o idioma inglês

Além disso, você pode clicar no nome do comando com hiperlink ao lado das páginas de manual de origem na parte inferior da página para acessar a fonte de explicação e obter informações mais relevantes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos