Explorando o networking

Explorando o networking

O networking é um termo em inglês que surgiu no mundo moderno que relaciona uma rede de contatos, podendo ser muito vantajosa em função do seu interesse. O networking vem ganhando uma grande importância no mercado de trabalho, em que, ter um bom currículo ou uma boa formação às vezes valem menos do que uma indicação dentro de uma empresa.

Quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.

Contudo, essa indicação provavelmente não vai vir de um contato distante em sua rede social, mas sim de uma pessoa com quem você pode contar, alguém mais próximo. Portanto, saber explorar sua rede de contatos trará um diferencial grande ao seu mercado de trabalho. Pessoas que são apenas contatos em sua rede, não lhe oferecem um bom networking. Isso pode ser melhor ilustrado na seguinte pergunta: “do que adianta você ter o e-mail de um grande diretor em uma indústria de interesse se ele não irá se quer ler sua mensagem? “

A partir desta premissa, dividimos nossa rede de contatos (Facebook) em três níveis durante a aula de Empreendedorismo do professor Nelson Canabarro. Nível 1: pessoas que são próximas a você, tais como familiares e grandes amigos, pessoas com quem pode contar. Nível 2: pessoas que podem virar do nível 1, mas ainda não oferecem grande influência no seu mundo. Nível 3: pessoas que são apenas mais um contato na sua rede social.

Como resultado desta atividade, observou-se que menos da metade das pessoas analisadas representam o grupo de nível 1 e nível 2 juntos, ou seja, a maioria das pessoas são apenas contatos que não nos influenciam ou sequer conhecemos, classificadas como nível 3.

Com a finalidade de aumentar essa rede e mudar esses números, ou seja, aumentar o networking, há alguns meios. Um deles é retomar o contato com pessoas que já passaram pela sua vida que possuem um interesse parecido, ou trabalham na área, o que pode acarretar em conhecer ainda mais pessoas da área. Outra maneira é manter sua rede de contanto sempre ativa, procurando pessoas com interesse em comum.


Prof. Nelson Canabarro

Ensino Gestão da Qualidade na UTFPR/PG e auxilio empresas a resolver problemas de produção. Consultor em qualidade e liderança.Auditor Líder ISO9001:2015.

6 a

Excelente texto Caio. E a pergunta que vc citou é fundamental.

Julio Cesar Bandeira

Eng. Trainee - Integração Veícular - DAF Brasil

6 a

grande

Marcos Hoffmann

Analista de Roteirização

6 a

Interessante a abordagem do Networking na busca pelo emprego

Leonardo Corrêa Gomes

Researcher on Sustentability; Project Management; PhD in Agro-food

6 a

Ficou muito bom seu texto Caio! 

Silvia Letícia Huggler

Engenheira Química | Gestão de Projetos | CRM | Gestão da Qualidade | Melhoria Contínua

6 a

Adorei

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caio Bonacin

  • Texto de sucesso!

    Texto de sucesso!

    Você já reparou o quão incerto e assustador é o futuro? Ainda mais quando se é jovem. Afinal, estamos nos preparando…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos