#Exponenciais
O foco deve ser sempre na evolução, e para que isso aconteça, temos que lidar com os conflitos internos e saber ouvir deixando o ego de lado!
Crescer é estar aberto a críticas por mais que doa o que está sendo dito!
Ser franco, sem filtros pode trazer sérios problemas de relacionamento e para a imagem, porém, não aceitar a verdade de pessoas que conhecem sobre o assunto é assinar atestado de risco com grandes chances de dar errado.
Então como equilibrar essas duas questões: FRANQUEZA e FILTRO do que deve ser dito?
Se for você a pessoa a dizer algo existem três regras que ficam claras quando respondemos as seguintes perguntas:
• É o momento certo de falar?
• A pessoa está bem emocionalmente para receber a informação?
• Qual é a forma mais adequada para dizer o que é preciso?
Agora quando somos nós que recebemos a informação nem sempre estamos preparados, normalmente essa situação nos pega de surpresa, e as pessoas na maioria das vezes não tem os cuidados acima, portanto o ideal é só receber, ouvir, agradecer e dizer que irá pensar a respeito sem entrar em confronto e, no momento certo filtrar a informação por mais dura que pareça ser.
Assim não nos desgastamos, não entramos em discussões desnecessárias e absorvemos somente o que fizer sentido.
Agora como comentei na frase a delicadeza termina quando percebemos e estamos preparados para avisar o outro que se ele continuar tendo tal atitude com esse tipo de trabalho, de ideia, de projeto, terá sérios problemas, especificando a ele cada um deles!
Por mais duro que pareça ser se temos a competência e o conhecimento sobre o assunto e a pessoa faz parte do nosso ciclo ou nos contrata para um serviço temos a obrigação de alertá-la!
A decisão final pode não ser nossa, mas o de alertar e influenciar para que mude o cenário e o resultado final, é sim nossa obrigação!
Se utilizarmos as três regras podemos amenizar os impactos, mas sempre seja franco!
Você prefere pessoas FRANCAS ou as DELICADAS que não lhe contam tudo?