Extração de ações.
As corporações analisam e distribuem atividades com o objetivo de criar espaços funcionais racionais. Para realizar essa tarefa é preciso considerar uma enorme quantidade de variáveis tangíveis e intangíveis internas e externas à corporação. Variáveis que são dinâmicas, tanto em relação à sua natureza quanto à forma como elas se relacionam. Dentro deste contexto, surgem diversos sistemas de indicadores que auxiliam as corporações a não perderem o seu próprio controle. Indicadores que, por definição, tem a função de sinalizar, revelar algo.
Implementar um conjunto inteligente de indicadores, que auxilie efetivamente a tornar o ambiente corporativo mais previsível, é tarefa altamente laboriosa. Durante a implementação, devem ser respondidas perguntas como: Quem são os responsáveis pelo sistema de indicadores? O conjunto de indicadores se alinha aos objetivos corporativos? O conjunto de indicadores representa de forma sólida as relações organizacionais? Qual é a metodologia e estrutura de coleta de cada indicador? O custo de apuração do indicador é baixo? Qual é a frequência de apuração do indicador? O indicador é de fácil compreensão? O indicador apresenta referência de desempenho?
Um sistema de indicadores que tenha respondido com louvor a essas perguntas será capaz de detectar desvios inesperados. Ainda assim, esse sistema será ineficiente caso não seja respondida de forma primorosa mais uma pergunta: quais pessoas são responsáveis por traduzir cada uma das informações geradas pelo sistema em ações concretas? Isto porque são as ações que tem a capacidade de modificar o mundo real, que fazem uma corporação existir de fato e que são capazes de trazer mais racionalidade à sua atuação.
--------------------------------
Evolua sua corporação! Acesse o site: www.valiacon.com.br .
--------------------------------
A sua opinião é muito importante, assim deixe seus comentários. Se você gostou do artigo, curta e compartilhe o texto. Ele pode ser útil para alguém que você conheça. Para ser notificado sobre novos textos, clique no botão "Seguir".
--------------------------------
Outros artigos:
Para mais artigos, clique aqui.