As fábulas sobre ser promovido (parte I)

As fábulas sobre ser promovido (parte I)

Eu trabalhei em uma empresa como SME de um sistema, que era um pacote de mercado. Sempre que o pessoal da empresa fornecedora deste sistema comparecia para alguma reunião dávamos muitas risadas com os hilários contos sobre o dia a dia de quem trabalha com TI.

E em um destes encontros falamos sobre essa fábula.

Durante 3 meses em que passaram alocados em um cliente para um projeto de implantação do produto deles, eles conheceram um colaborador da TI do cliente (um analista), que ficava muito a toa, digamos assim.

Depois de um tempo, com mais intimidade com esse colaborador, perguntaram para ele:

- Você fica "voando" o dia inteiro, não tem medo de ser demitido por isso?

E a resposta foi:

- Vou lhes explicar uma coisa: quem trabalha erra, e quem erra não é promovido, ou pior, é demitido.

Alguns anos depois eles voltaram neste mesmo cliente para um projeto de atualização do produto implantado anos antes, e essa pessoa tinha sido promovida a gerente!

Quem não conhece alguém que não se arrisca, que entra mudo e sai calado das reuniões, que sempre se posiciona a favor da ideia de quem tem o maior cargo, etc?

Esse tipo de profissional não quer errar. Não quer fechar a porta para promoções ou se indispor com os outros, e na sua própria lógica de entender o mundo corporativo essa é a forma correta de conseguir ascender a patamares mais altos.

Eu discordo desta visão, o mundo (não só corporativo) precisa de pessoas que não sejam meros bajuladores ou omissos de suas convicções, mas que tenham um posicionamento claro e sejam de fato protagonistas do dia a dia. E para deixar claro, isso não significa que você não deva ser flexível com as suas ideias ou forma de pensar sobre um tema!

Errar faz parte do processo, e é de extremo valor aprendermos com os erros que nós mesmos cometemos ou de outros e que tomamos conhecimento.

Acredito que o posicionamento do profissional, suas conquistas na empresa e para a empresa, seu perfil profissional e pessoal e a sua performance sim, serão fatores decisivos para uma promoção. Até porque quem não é visto não é lembrado, então a teoria lá daquela pessoa de “não trabalhar para não errar” na verdade pode lhe deixar na situação de coadjuvante e levá-lo ao esquecimento.

Mario Augusto da Silva Botelho

Gestor de Pós Graduação, Graduação e Extensão | Desenvolvimento de Produtos Educacionais | Consultor Empresarial | PMBOK | Pesquisador | Professor de MBA

6 a

Prezado tenho plena concordância com esse artigo e atesto que é verdade. 

Fernando Monteiro

Infrastructure Analyst - Support Analyst - SCCM Administrator - IT Specialist - Azure Administrator - Office 365 Admin

6 a

Smash the like button kkkkkkkkkk

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos