FÓRMULA DA FELICIDADE
Neste terceiro artigo que eu escrevo para o LinkedIn, decidi falar um pouco sobre felicidade e como a Psicologia Positiva trata esse tema. A concepção do que é felicidade varia de pessoa para pessoa, e isso se dá pelo fato de sermos seres únicos (e que bom), com valores diferentes.
Algumas pessoas não acreditam que exista um caminho para a felicidade, outras se dizem em busca da “tal felicidade”, outras consideram que felicidade é um sentimento inalcançável, e tem aquelas que nem falam sobre isso pois acham o tema complexo. Arrisco dizer que ainda tem pessoas que acham que felicidade foi algo plantado na nossa mente como sendo bom, mas que não existe.
E aí, te faço uma pergunta. O que é felicidade para você ? Você se considera uma pessoa feliz ?
A Psicologia Positiva traduz o termo felicidade em bem-estar, e este é subjetivo. Para Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva, a teoria do Florescer considera o bem-estar uma teoria de livre escolha e é constituída por cinco elementos mensuráveis, o PERMA. Os cinco elementos do PERMA são:
Emoção Positiva: ligada ao que sentimos, como por exemplo conforto, prazer, alegria, entusiasmo e sensações afins.
Engajamento: associado ao ato de se envolver por inteiro na realização de uma atividade.
Sentido: Pertencer e servir a algo que você considere ser maior que o seu eu. Pode estar ligado a religião, a uma causa social, a família, e até partido político.
Realização: ligado ao ato da pessoa buscar algo por ela mesma.
Relacionamentos Positivos: Estar em convívio com outras pessoas.
Se pudéssemos enquadrar esses elementos em níveis de satisfação, como eles estariam na sua vida? Ruins, bons ou muito bons ?
Relacionado ao que Martin Seligman diz sobre bem-estar, outra autora traz o que é chamado de fórmula da felicidade. Sonja Lyubomirsky, realizou um estudo cientifico que atestou que a felicidade é mensurável e que 40% dela está em nosso controle. Ou seja, felicidade não é encontrada, mas construída. Podemos pensar em quatro aspectos da nossa vida que são mensuráveis e que ajudam a compreender o nosso nível de felicidade – bem-estar. São eles: satisfação com a vida (geral), satisfação com áreas importantes, emoções positivas e baixo nível de emoções negativas.
O estudo revelou que fatores genéticos contribuem com 50% na construção da nossa felicidade – bem-estar, nossas atitudes contribuem com aproximadamente 40% e as circunstâncias e fatores externos com 10%.
Muitas vezes nós atribuímos aos outros e às situações que vivenciamos, a responsabilidade e/ou culpa da nossa felicidade ou a falta ela, mas a verdade é que circunstâncias externas fazem diferença pequena em nossas vidas. A fonte de felicidade e bem-estar é intrínseca. Ou seja, nós temos mais poder para construir e aumentar nossa felicidade do que os fatores externos. A verdade é que nós temos o controle e podemos mudar o que quisermos, se de fato quisermos.
Mas como posso aumentar o meu bem-estar ?
A psicologia Positiva traz intervenções práticas e exercícios - ações intencionais - para a promoção do bem-estar. Se usamos de atividades físicas para melhorar nossa saúde podemos usar de atividades volitivas para melhorar nosso bem-estar.
O que realmente aumenta o bem-estar ?
Exercite:
1 - Gratidão
2 - Otimismo
3 - Evite comparações
4 - Pratique gentileza
5 - Relações sociais – positivas
6 - Supere as dificuldades
7 - Perdoe
8 - Viva o presente
9 - Saboreie a Vida
10 - Comprometa-se com seus objetivos
11 - Cuide do corpo e da alma
Temos em nossas mãos, 40% de poder e de possibilidade de transformar a nossa vida e nossa condição de ser feliz ou não. Temos sim, muita responsabilidade na construção do nosso bem-estar. Então, vamos agir conscientemente em nosso favor. Experimente exercitar e tomar as rédeas.
Seja feliz!
Gerente de Vendas de Material de Construção
5 aEi Jessica, muito bom e inspirador seu artigo. É preciso viver, e não apenas existir, para ser feliz. Estamos no caminho certo e as portas estão abertas. Seja Feliz !!!
Comércio Exterior | Exportação | Logística Internacional | Despacho aduaneiro | Commodity
5 aEsse dias eu fui em uma espécie de palestra sobre inteligência emocional e um dos pontos que ficaram na minha mente foi sobre a gratidão... Reparei que ultimamente tenho falhado, mas tive consciência e estou tentando melhorar.... Agora vejo que coisa boas estão acontecendo e fiquei muito feliz! Mas as coisas boas sempre aconteceram, a diferença é que hoje eu tenho consciência e não espero a felicidade cair do céu! Eu faço a minha felicidade.
Treinamento e Desenvolvimento I Gente e Gestão I Analista de Cultura e DHO I Consultoria de RH
5 aExcelente artigo! Amo e vivo a PP! Obrigada por compartilhar, a felicidade está na jornada e não destino final.🌹✌️
Analista de Recursos Humanos Júnior na AtkinsRéalis | Recrutamento e Seleção | R&S
5 aMais uma vez, você traduzindo a PP com muita clareza. Por séculos procuramos a 'fórmula da felicidade' e agora descobrimos que ela está em nossas mãos... Ou pelo menos 40% dela 😂