Fórum Náutico Paulista passa a integrar a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo
Criado em 2016 através do decreto no. 62.228 do Governador Geraldo Alckmin, o Fórum Náutico Paulista tem a finalidade de fomentar o mercado náutico Estado de São Paulo e esteve vinculado desde sua criação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A partir deste mês, por um novo decreto, do Governador Tarcísio de Freitas, ele passa a fazer parte da estrutura da Secretaria de Turismo e Viagens, comandada pelo secretário Roberto de Lucena.
Nestes sete anos de existência, sob a presidência do ex Deputado Estadual, Dr Marco Antônio Castello Branco, foram produzidos diversos conteúdos técnicos pelos voluntários que integram as câmaras temáticas (Indústria Náutica, Marinas e Meio Ambiente, Segurança e Navegação e Turismo). Além disso, mensalmente, antes das reuniões plenárias, são apresentadas palestras com personalidades de renome do setor aos integrantes do Fórum. Além dos produtos, como o recém lançado Guia de Navegação da Hidrovia Tietê-Paraná, que estão disponíveis gratuitamente no site de turismo náutico do Governo Federal e no site do próprio FNP, também, em 2017, foi elaborado um estudo de mercado pioneiro, que é o que embasa o setor com dados até o momento.
Constatou-se neste estudo, por exemplo, que cada embarcação gera 8 empregos e que na construção de um barco de 13 metros emprega-se o mesmo número de trabalhadores que em um prédio de 3 andares. Essas referências foram argumentos essenciais na hora do FNP, junto com a ACOBAR (Associação dos Construtores de Barcos) conquistarem competitividade tributária, baixando o ICMS de 25 para 7%, mais próximo de Santa Catarina e Rio de Janeiro, que operam com 3% em estaleiros.
Em 2022, a Secretaria de Turismo e Viagens abraçou a proposta do Fórum Náutico Paulista de construir piers e rampas públicas nos municípios do interior paulista e, usando por base os estudos já produzidos, garantiu estruturas em 13 cidades. Esse investimento em infraestrutura e o reforço no mapeamento para lançar um guia virtual de turismo náutico de SP aproximou a pasta dos cerca de 250 membros do fórum (gestores públicos, empresários, acadêmicos e profissionais do setor) e a mudança para a pasta tornou-se um curso natural neste momento, já que o plano é seguir com os investimentos e formatar novos programas desta área.
“Claro que o setor náutico é um setor importante para o desenvolvimento econômico de SP e do Brasil mais geral que só turismo, englobando indústria, segurança e meio ambiente, mas entendemos que neste momento de educação e sensibilização sobre a cultura náutica, o turismo é o melhor caminho para atingir a população no geral” comenta Dr Castello Branco, que também já foi Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Nesta quarta-feira, dia 17, o Secretário Roberto de Lucena participou da plenária do FNP, dando boas vindas aos membros e deixando clara sua intenção de investir esforços e recursos para ampliar o mercado náutico no Estado de SP “Além dos investimentos necessários em infraestrutura, queremos reforçar as ações de profissionalização como o FNP já tem feito com a FATEC e de fomento ao setor, de estaleiros à pesca esportiva e operadoras de mergulho”.
Fórum Náutico Paulista – www.forumnautico.com.br
Gerente de Projetos - Núcleo Futuro do Trabalho
1 aParabéns Bianca por articular esse setor!!! Que venham ótimos projetos e bons ventos 🫀