Fórum Saúde Suplementar discute atenção primária
Na tarde de ontem (23), participei do painel sobre o futuro da saúde suplementar, no Fórum da Folha de S.Paulo, realizado no Tucarena, em São Paulo. O foco era discutir, sobretudo, formas de garantir a sustentabilidade do setor. Reafirmei a posição do Sistema Unimed, que aposta na mudança do modelo assistencial como a melhor forma de sobreviver a todos os desafios da saúde suplementar.
Foto: Keiny Andrade/Folhapress
No Sistema Unimed temos boas experiências com os produtos de Atenção Integral à Saúde. No evento, citei dados da Unimed Vitória, singular da qual fui presidente, e que registra expressiva melhoria de seus indicadores assistenciais após a implantação do Unimed Personal. Realização de exames mais sofisticados (ressonância magnética, tomografia), consultas e internações tiveram expressiva queda, comparados à carteira geral da operadora. Mais de 80% dos beneficiários declaram que recomendariam a atenção integral à saúde a seus conhecidos.
O atual modelo é caótico, não somente na medicina suplementar. Os problemas também afetam a saúde pública, por isso precisa ser revisto com urgência. Um trabalho de mudança cultural com a sociedade se faz necessário na busca por um olhar aberto aos benefícios da atenção primária à saúde, como já vemos em diversos países da Europa.
Médica ESF Efetiva
7 aJá não era sem tempo. As ops acordando para a prevenção, promoção e resolutividade da assistência prestada. Qualidade é tudo. Dica: Atenção para os perfis dos profissionais, para a construção do vínculo. Generalista x especialista . Fará a diferença na sinistralidade. Para melhor.