Faça o que você comunica
Tem uma expressão no meio digital que diz que "conteúdo é rei", pois é por meio dele que conseguimos transmitir experiências e informações. A galera do analytics e do big data discorda, dizendo que "os dados é que são rei", pois são eles que trazem as informações exatas da jornada do usuário pelo nosso conteúdo, e que são esses dados que indicam os conteúdos relevantes a serem criados... Bom, se fosse pra eu dar a coroa pra alguém nessa história, eu daria para o FAZER.
O fazer é rei. Porque acredito que é o nosso fazer que sustenta não só nossa comunicação como todo o negócio autoral! Se, por um lado, é o fazer que traz pistas de nossas motivações, de nosso modo de trabalhar único, do que entregamos efetivamente e, portanto, da consistência do nosso trabalho; por outro, é apenas o fazer que transforma o que a gente comunica em declarações. Diferente das afirmações, que usamos para descrever as coisas, para informar sobre o que já existe, as declarações são atos linguísticos que criam coisas. Comunicar o que você entrega é uma declaração, assim como pedir perdão, agradecer e prometer... São apostas. E por que declarar é tão importante? Porque elas envolvem o compromisso de quem declara de se comportar consistentemente e coerentemente com o que declarou.
Geralmente enfatizo aqui sobre comunicar o que você faz. Comunicar o fazer tem a ver com criar narrativas, inspirar as pessoas e conectá-las com sua mensagem. Fazer o que você comunica tem a ver com coerência, com o poder que se tem sobre o que se diz, com autorresponsabilidade e com o compromisso de tornar a declaração uma ação real (realização). Para mim, esta pista da Comunicação Autoral ("fazer o que você comunica") é a mais difícil de todas, pois ela envolve atenção, cuidado com palavras, escolhas conscientes e, claro, lidar com as frustrações, falhas, contradições e pontos cegos com que me deparo neste caminho autoral. Por isso, "fazer o que comunico" é, pra mim, uma declaração, um desejo de aprender um fazer refletido e coerente. Qual é a sua declaração hoje?
Consultor Organizacional, Facilitador de Grupos e Coach Ontológico
5 aVou conectar para transformar. Declaro e faço (pelo menos tento). Me conecto (com outros, com conceitos, comigo), me transformo. Conecto outros, conecto organizações, conecto o que precisa ser conectado. As transformações possíveis acontecem como consequência.
Sócia na Katris Consultoria / Coach de carreira / Executive Coaching / Facilitadora de Pathwork / Mentoria / Treinamentos / Desenvolvimento Humano
5 aO fazer é rei!