Faça as pazes com a ansiedade e tenha saúde emocional no trabalho.
Foto por pexels

Faça as pazes com a ansiedade e tenha saúde emocional no trabalho.

Quem nunca vivenciou frio na barriga, palpitação, respiração curta, mãos tremulas e frias ao ter que enfrentar situações novas, desafiadoras ou até inesperadas no trabalho, como por exemplo, realizar uma apresentação importante em uma reunião? 

A ansiedade faz parte da vida, está presente em todos nós, ela é a energia que nos move para a ação, porém quando em excesso se torna prejudicial para a nossa saúde física e emocional.

Vivenciei na pele esse excesso de ansiedade no início da minha trajetória profissional em meio a realização de um sonho, que era trabalhar em uma grande empresa, porém minha inexperiência e cobrança exagerada que exercia sobre mim, me fizeram enxergar o lado sombra desse sonho. Em uma manhã, quando estava indo de ônibus trabalhar, comecei a sentir um grande mal estar, uma falta de ar e uma sensação estranha de que algo ruim fosse acontecer comigo, e esses sintomas me acompanharam por algum tempo, até que me convenci de que me sentia ansiosa a maior parte do tempo. 

Depois disso, comecei a prestar mais atenção em mim, tinha muito medo de perder meu trabalho, era extremamente exigente comigo mesma e com isso, preferia não me arriscar, porque não me permitia errar. Ficava muito preocupada com o que as pessoas iam pensar sobre mim e sobre meu trabalho. Queria ter o controle de tudo, como se isso fosse realmente possível.

Procurei ajuda profissional e busquei ser mais amorosa comigo mesma. O meu grande desafio foi mudar minha forma negativa de pensar, principalmente sobre minha relação com o trabalho, pois não valorizava minhas capacidades, além de achar que tudo que eu fazia não estava suficientemente bom e olha que me cuido para não ter recaídas.

Gosto muito da citação da Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro: Mentes Ansiosas, onde ela fala sobre nossas escolhas em relação a nossa saúde emocional.

“Sentir ansiedade é, sem dúvida, uma condição humana inerente a todos. No entanto, evitar adoecer por excesso dela é uma escolha que cada um pode fazer...Não se tem o poder de mudar a genética de alguém, ou mesmo a reação “primitiva” de medo e ansiedade. Mas é possível mudar a maneira de viver, de se relacionar, de se cuidar e de ser feliz. 


Recebo no consultório excelentes profissionais, mas que se sentem desmotivados e paralisados em suas carreiras e não é porque que não possuem capacidades e talentos, mas por nutrirem crenças que reforçam e geram comportamentos que mantém o estado ansioso por meio de pensamentos negativos e como é lindo vê-los se libertarem dessas amarras, essa é sem dúvida a minha maior realização no meu trabalho.

Estamos em um momento muito propício para refletir sobre nossa saúde emocional que é o janeiro branco que se iniciou em Uberlândia MG, criada por um grupo de psicólogos e liderada por Leonardo Abrahão.

Janeiro branco é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, sobre a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante deste cenário te faço um convite para que você reflita, não só no mês de janeiro, mas em todo o ano, sobre a sua saúde emocional. Você está cuidando dela? Se preocupa com a qualidade dos seus pensamentos? Reflete sobre como tem se sentido no trabalho? Tem tido momentos de lazer?

Eu sou Débora Alexandre, Psicóloga com foco em ansiedade e estresse no trabalho, Coach de carreira e inteligência emocional.

Ajudo pessoas a lidarem melhor com suas emoções, reduzindo a ansiedade e o estresse no trabalho para que possam ter qualidade de vida e realização profissional.

Se tiver interesse neste tema, tiver dúvidas ou quiser conversar a respeito fico à disposição, será um prazer continuarmos em contato, através do whatsapp.

Qual a sua visão sobre este tema? Escreva nos comentários!

Quer ajudar amigos? Fazer com que estas informações cheguem para mais pessoas? Compartilhe com sua rede.

Abraço,













"... era extremamente exigente comigo mesma ... Ficava muito preocupada com o que as pessoas iam pensar sobre mim e sobre meu trabalho. Queria ter o controle de tudo, como se isso fosse realmente possível". Perfeito.

Cibele Castro

Médica | Acupuntura | Manejo do estresse | Meditação para saúde | Slow Medicine | Meditação e Manejo de Estresse em empresas | Palestras e Educação em saúde

5 a

Excelente texto e alerta importantíssimo, Debora Alexandre!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Debora Alexandre

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos