Faça as pazes com a ansiedade e tenha saúde emocional no trabalho.
Quem nunca vivenciou frio na barriga, palpitação, respiração curta, mãos tremulas e frias ao ter que enfrentar situações novas, desafiadoras ou até inesperadas no trabalho, como por exemplo, realizar uma apresentação importante em uma reunião?
A ansiedade faz parte da vida, está presente em todos nós, ela é a energia que nos move para a ação, porém quando em excesso se torna prejudicial para a nossa saúde física e emocional.
Vivenciei na pele esse excesso de ansiedade no início da minha trajetória profissional em meio a realização de um sonho, que era trabalhar em uma grande empresa, porém minha inexperiência e cobrança exagerada que exercia sobre mim, me fizeram enxergar o lado sombra desse sonho. Em uma manhã, quando estava indo de ônibus trabalhar, comecei a sentir um grande mal estar, uma falta de ar e uma sensação estranha de que algo ruim fosse acontecer comigo, e esses sintomas me acompanharam por algum tempo, até que me convenci de que me sentia ansiosa a maior parte do tempo.
Depois disso, comecei a prestar mais atenção em mim, tinha muito medo de perder meu trabalho, era extremamente exigente comigo mesma e com isso, preferia não me arriscar, porque não me permitia errar. Ficava muito preocupada com o que as pessoas iam pensar sobre mim e sobre meu trabalho. Queria ter o controle de tudo, como se isso fosse realmente possível.
Procurei ajuda profissional e busquei ser mais amorosa comigo mesma. O meu grande desafio foi mudar minha forma negativa de pensar, principalmente sobre minha relação com o trabalho, pois não valorizava minhas capacidades, além de achar que tudo que eu fazia não estava suficientemente bom e olha que me cuido para não ter recaídas.
Gosto muito da citação da Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro: Mentes Ansiosas, onde ela fala sobre nossas escolhas em relação a nossa saúde emocional.
“Sentir ansiedade é, sem dúvida, uma condição humana inerente a todos. No entanto, evitar adoecer por excesso dela é uma escolha que cada um pode fazer...Não se tem o poder de mudar a genética de alguém, ou mesmo a reação “primitiva” de medo e ansiedade. Mas é possível mudar a maneira de viver, de se relacionar, de se cuidar e de ser feliz.
Recebo no consultório excelentes profissionais, mas que se sentem desmotivados e paralisados em suas carreiras e não é porque que não possuem capacidades e talentos, mas por nutrirem crenças que reforçam e geram comportamentos que mantém o estado ansioso por meio de pensamentos negativos e como é lindo vê-los se libertarem dessas amarras, essa é sem dúvida a minha maior realização no meu trabalho.
Estamos em um momento muito propício para refletir sobre nossa saúde emocional que é o janeiro branco que se iniciou em Uberlândia MG, criada por um grupo de psicólogos e liderada por Leonardo Abrahão.
Janeiro branco é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, sobre a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diante deste cenário te faço um convite para que você reflita, não só no mês de janeiro, mas em todo o ano, sobre a sua saúde emocional. Você está cuidando dela? Se preocupa com a qualidade dos seus pensamentos? Reflete sobre como tem se sentido no trabalho? Tem tido momentos de lazer?
Eu sou Débora Alexandre, Psicóloga com foco em ansiedade e estresse no trabalho, Coach de carreira e inteligência emocional.
Ajudo pessoas a lidarem melhor com suas emoções, reduzindo a ansiedade e o estresse no trabalho para que possam ter qualidade de vida e realização profissional.
Se tiver interesse neste tema, tiver dúvidas ou quiser conversar a respeito fico à disposição, será um prazer continuarmos em contato, através do whatsapp.
Qual a sua visão sobre este tema? Escreva nos comentários!
Quer ajudar amigos? Fazer com que estas informações cheguem para mais pessoas? Compartilhe com sua rede.
Abraço,
--
5 a"... era extremamente exigente comigo mesma ... Ficava muito preocupada com o que as pessoas iam pensar sobre mim e sobre meu trabalho. Queria ter o controle de tudo, como se isso fosse realmente possível". Perfeito.
Médica | Acupuntura | Manejo do estresse | Meditação para saúde | Slow Medicine | Meditação e Manejo de Estresse em empresas | Palestras e Educação em saúde
5 aExcelente texto e alerta importantíssimo, Debora Alexandre!